>
728x90 vacina (1)

Moradora de Volta Redonda inicia ‘vakinha online’ para realizar cirurgia após quase quatro anos de espera no SUS

Por raone moreira
bnr am aniv resende 970x150

VOLTA REDONDA

A Moradora do bairro Ponte Alta, Joana Viana, tem 60 anos, 135 quilos e sofre por excesso de peso. Ela iniciou uma vaquinha online para custear a cirurgia de Gastroplastia Endoscópica e os serviços hospitalares no valor total de R$ 32.500. O procedimento trata-se de uma redução de estômago levemente invasivo, através de um tubo flexível, o endoscópio. Além de depender de ajuda para se locomover, sem a cirurgia, Joana explica que corre risco de morte.

Até o momento já foram arrecadados R$ 2.940. Quem quiser contribuir, pode acessar a ‘vakinha online’ através do link: vaka.me/2581778.

A professora aposentada, revende cosméticos para ajudar nas despesas, através da ajuda de uma amiga. Em sua declaração no site de arrecadação de dinheiro, a ‘vakinha online’, ela relata que passa por depressão, ansiedade e pressão alta devido ao isolamento, além de ter duas vértebras envergadas na coluna lombar do lado direito, o que a impede de se locomover. Joana conta ainda que ingere medicamentos frequentemente para amenizar as dores que sente.


A aposentada quer retomar sua rotina através da operação cirúrgica. // Foto: Divulgação

Joana Viana relatou ao A VOZ DA CIDADE que entrou para a fila do SUS em 2018, e no processo, precisou ir para a cidade do Rio de Janeiro para realizar uma consulta pré-operatória, porém, permaneceu na fila de espera para a realização da operação cirúrgica de bariátrica. No início de 2020, ela entrou em processo judicial através da sensibilização de uma amiga advogada, que segue em percurso na justiça. Segundo Joana, o seu processo cirúrgico é um caso de urgência e após quase quatro anos de espera no SUS, decidiu buscar ajuda para custear a operação, pois corre risco de morrer.

A aposentada relatou ainda que mora sozinha e depende das pessoas para realizar as atividades básicas de casa. “Eu moro sozinha e dependo das pessoas para me dar banho, às vezes eu deixo de comer porque eu não tenho condições de ir à cozinha”, contou.

Joanna comentou também que recebeu ajuda da igreja, na qual é associada, com a doação de uma cadeira de rodas e de banho. “Os pastores alugaram os equipamentos, mas como tenho artrite, não consigo mover a cadeira e não tenho condições de pagar alguém para me ajudar. Estou vivendo na misericórdia das pessoas”, finalizou.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos