Mobilidade Urbana: construções de ponte, alça e viaduto em Volta Redonda entram em novas etapas

Por Roze Martins

VOLTA REDONDA

As obras de Mobilidade Urbana seguem avançando etapas em Volta Redonda, e três grandes estruturas de engenharia estão com frentes de trabalho a todo vapor e iniciando novas fases: as construções do viaduto, no bairro Niterói, e da alça de acesso do Viaduto Heitor Leite Franco, no Aterrado, além da ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, ligando os bairros Aero Clube e Aterrado. As obras estão incluídas no pacote de investimentos de quase R$ 140 milhões do Governo do Estado.

“Os trabalhos continuam. A prefeitura está acompanhando as obras dessa parceria com o Governo do Estado, que é tão importante para nossa cidade e que vai transformar a mobilidade. Será um legado para a população de Volta Redonda”, frisou o prefeito Antonio Francisco Neto.

De acordo com a empreiteira que toca as três obras, no bairro Niterói, as equipes já iniciaram a construção da rampa de acesso ao novo viaduto, com a execução da sub-base para receber a estrutura de concreto, e logo deve ser iniciada a armação da “cortina” da rampa.

A empreiteira também fechou a compra do aço para a montagem da estrutura metálica e a previsão é que o material chegue no fim deste mês. A partir daí, será feito corte e adaptação do aço dentro de uma empresa subcontratada em Volta Redonda. Isso deve reduzir a movimentação na obra durante os próximos dois meses, mas vai possibilitar à prefeitura organizar e limpar o entorno nesse período.

De acordo com a Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU), o novo viaduto vai facilitar para os motoristas o acesso ao bairro Niterói, melhorando também a fluidez para quem deixa ou segue para os bairros Retiro e Voldac, além de a nova construção permitir o aumento da velocidade no cruzamento entre as avenidas Sávio Gama e Nossa Senhora do Amparo.

Alça de acesso

No Viaduto Heitor Leite Franco, os profissionais que atuam na construção da alça de acesso – que vai contribuir para desafogar o trânsito na região do Aterrado – já começaram a erguer o último apoio em concreto armado, com previsão de concluir esta parte no próximo mês.

Depois de pronta, a alça vai criar uma alternativa para que os motoristas tenham a opção de descer pela Rua Mario César Di Biase (conhecida como Avenida do Canal), contornando a região central do Aterrado.

Ponte

A construção da nova ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, que vai ligar os bairros Aero Clube e Aterrado, teve andamento nas duas frentes de trabalho que acontecem em margens opostas do rio. No Aterrado, já foi iniciada a montagem das pré-lajes sobre as vigas metálicas. As equipes que atuam no lado do Aero Clube estão finalizando os guarda-rodas da pista que passa sobre o clube, e logo será iniciada concretagem da rampa de descida para a Avenida Radial Leste.

Em toda a extensão da ponte serão erguidos 18 pilares de sustentação. Ela vai ligar o Aterrado (Fórum) até o bairro Aero Clube (Kartódromo), dando novo acesso a quem vai pegar a Radial Leste ou quem pretende ir no sentido Retiro e outros bairros adjacentes. O objetivo principal é desafogar o trânsito na parte central e comercial do bairro Aterrado, ponto de passagem de grande volume para quem cruza a cidade.

Projeto contempla outras obras de engenharia

As construções da ponte, do viaduto e da alça de acesso fazem parte das obras que estão sendo executadas dentro do Plano de Mobilidade Urbana, no qual também está inclusa a construção de um novo viaduto, que vai ligar o Jardim Amália (próximo ao antigo Casarão) ao Aterrado (Fórum).

O plano conta ainda com outras intervenções em andamento, como as obras para adequação de calçadas – muitas delas já concluídas –, construção de ciclovias e instalação de lâmpadas de LED, que já avançou com mais de 18 mil lâmpadas trocadas na cidade. Todo o projeto foi feito pela prefeitura, mas está sendo custeado e fiscalizado pelo Governo Estadual.

Fotos de Cris Oliveira.
Secom/PMVR
[11:33, 21/03/2024] +55 24 98801-8604: Alunos da rede municipal de Volta Redonda recebem uniformes, material e tênis

Calçados, que estão sendo entregues pela primeira vez, já beneficiam cerca de 7 mil estudantes e todos serão contemplados

A Prefeitura de Volta Redonda já está finalizando a entrega dos novos uniformes escolares – alunos de 82 unidades já receberam o kit de uniforme. A novidade deste ano são os novos tênis, que chegaram recentemente e já beneficiam cerca de 7 mil estudantes. Todos os alunos da rede – cerca de 38 mil – receberão o uniforme completo (roupas e tênis), de acordo com o cronograma da Secretaria Municipal de Educação (SME).

“Incluímos os tênis ao kit do uniforme escolar atendendo a pedidos de pais e responsáveis, já que em alguns casos as famílias têm dificuldades para comprar um calçado novo para o filho ir à escola. É importante dar todas as condições para que os alunos possam se dedicar ao estudo. Além disso, o uniforme promove um senso de identidade e pertencimento à escola, criando conexão entre estudantes e comunidade escolar”, ressalta Sérgio Sodré, secretário municipal de Educação.

O kit de uniforme do Ensino Fundamental I é composto por três camisas de manga curta, uma camisa de manga longa, uma regata e duas bermudas. Os alunos do Ensino Fundamental II e da EJA ganham três camisas de manga curta, uma camisa de manga longa e uma regata. Já o kit para a Educação Infantil contém uma calça, uma jaqueta, duas bermudas, duas camisetas de manga curta e uma regata.

Material escolar

Além dos uniformes, a Secretaria Municipal de Educação também está dando continuidade ao cronograma de entrega do material escolar. Cerca de 16 mil alunos de 70 unidades escolares já receberam os novos kits, que são divididos em três grupos, atendendo níveis diferentes de escolaridade. No total, são aproximadamente 38 mil kits para estudantes da Educação Infantil, Educação Especial, Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Para a Educação Infantil e a Educação Especial, o kit é composto por agenda, caderno de desenho, cola branca, giz de cera, guache, pincel, massinha de modelar, tesoura sem ponta e cola colorida.

Para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º), o kit contém: lápis, apontador, borracha, caderno brochurão (96 folhas), canetinha, cola branca, lápis de cor (12 cores), régua e tesoura sem ponta.

E o kit para estudantes dos anos finais do Fundamental (6º ao 9º) e alunos da EJA é formado pelos seguintes itens: lápis; apontador; borracha; caderno universitário (10 matérias); canetas azul, preta e vermelha; cola branca; conjunto geométrico; lápis de cor (12 cores); canetinha; e tesoura sem ponta.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos