Missas em celebração a Santo Antônio reúnem centenas de fiéis

No bairro Saudade, em Barra Mansa, a cerimônia das 10h30min foi conduzida pelo bispo da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, Dom Luiz Henrique

Por Roze Martins
13 06 2025 missa de santo antônio 11 foto iam martins

BARRA MANSA

Centenas de fiéis participaram, na manhã desta sexta-feira, dia 13, em Barra Mansa, das celebrações pelo Dia de Santo Antônio, na paróquia que leva o nome do santo, no bairro Saudade. As cerimônias reuniram de jovens a idosos, devotos de Santo Antônio, que aproveitaram para fazer seus pedidos, agradecer por alguma graça recebida e também pegar os tradicionais pãezinhos distribuídos após as missas. A primeira delas aconteceu às 7 horas, em seguida foi a missa de 10h30min, conduzida pelo Bispo Dom Luiz Henrique, da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda e a última foi às 19 horas, seguida de procissão pelas ruas do bairro.

Ao A VOZ DA CIDADE, Dom Luiz Henrique destacou a importância dessas manifestações de fé popular, como a devoção ao Santo Antônio, para as vivências cristãs nos dias atuais. “É uma riqueza muito grande, essa sensibilidade do povo, a simplicidade de expressar a sua fé, vendo o exemplo de Santo Antônio para nós católicos. A gente incentiva, apoia e procura dar oportunidade ao povo manifestar a sua fé e vê tudo isso de uma forma muito positiva”, destacou o bispo, ao explicar a tradição da distribuição dos pães e qual mensagem transmite, principalmente em tempos de tanta desigualdade. “É um gesto de solidariedade, de cuidado com o próximo, e a mensagem é que saibamos partilhar, que aprendamos a ter um olhar, de atenção e cuidado para o que mais precisa”, completou Dom Luiz Henrique.

Já o padre Deivi Santana de Oliveira, responsável pela Paróquia de Santo Antônio, destacou que o exemplo de Santo Antônio, que em sua trajetória sempre se preocupou em ajudar as pessoas e ser fiel a Cristo, ainda toca muitas pessoas até os dias de hoje. “É um exemplo de vida linda, um homem como nós, que viveu a fé como nós buscamos viver, mas acima de tudo, um bom exemplo que ele deixa de fidelidade, de Jesus, de cuidado com as pessoas e as inúmeras graças às pessoas através da intercessão de Santo Antônio. Ficamos muito felizes, nessa manhã, de receber esse grande número de fiéis e devotos de Santo Antônio”, comentou padre.

FÉ E DEVOÇÃO

Devota de Santo Antônio e atuando na comunidade, a jovem Mariany Naves, de 17 anos, participa das festividades todos os anos e avalia que, na sua opinião, não somente pelo fato de ter fama de “casamenteiro”, o público jovem também tem mantido a devoção pelo santo por diversos motivos.  “Tem muita gente que acredita nessa história de casamenteiro e tem muita gente que, às vezes, considera Santo Antônio por outros motivos. Ele é o santo das coisas perdidas, também é doutor da igreja, então eu acho que a maioria às vezes tem um certo apego emocional a Santo Antônio, um carinho, cada um com motivos especiais”, ressaltou Mariany.

O aposentado Sérgio Luiz Dias, também participa todos os anos das festividades e destacou que, chegar no Dia de Santo Antônio, reunindo tantos fiéis, é gratificante. “Ao longo da trezena de Santo Antônio nós tivemos a participação de comunidade, de grupos pastorais, e a gente chegar hoje no ápice da festa tendo esse resultado é muito importante. Então, o trabalho que a gente faz em comunidade, levando o evangelho, levando ajuda às pessoas, e esse momento de distribuição de pão é um momento muito gratificante”, finalizou.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos