>
a voz da cidade 970 x 150 px

Missa em comemoração aos 25 anos de ordenação do Pároco da Comunidade Santo Antônio, em Volta Redonda, atrai centenas de fiéis

Por Tânia Cruz
bnr am aniv resende 970x150

VOLTA REDONDA
A missa em comemoração aos 25 anos de ordenação presbiteral do Padre Juarez Sampaio, Vigário Episcopal para a Promoção da Dignidade Humana e Ambiental e Pároco da Paróquia Santo Antônio, em Volta Redonda, atraiu centenas. A missa, que foi celebrada pelo próprio padre Juarez e co-celebrada por nove padres das comunidades da cidade, aconteceu na noite de quinta-feira, 31, na Comunidade Eclesial Santa Cruz, no bairro Santa Cruz.
O Bispo da Diocese de Barra do Piraí/Volta Redonda, Dom Luiz Henrique, participou somente no final da missa, devido a outras agendas. “Na mexida de agenda, fiz questão de estar aqui para agradecer a Deus e cumprimentar o padre Juarez pelos 25 anos de sacerdócio”, declarou o bispo.
RECHEADA DE MÍSTICA DE FÉ
A celebração foi recheada de mística de fé, alegria, oração, comunhão, agradecimentos, com a presença da mãe do padre Juarez, e referências à trajetória do religioso. Vários participantes do ato religioso, entre padres e leigos se manifestaram sobre a atuação do padre Juarez nas paróquias por onde passou. No momento de recordação da vida, foi destacada a humanidade, compromisso, carinho, sensibilidade, capacidade de diálogo e a defesa dos ‘pequenos’, dos injustiçados e o cuidado com a natureza expressa na caminhada do sacerdote ao longo dos 25 anos.
Foi destacado que o Padre Juarez, ordenado por Dom Waldyr Calheiros, em 1998 carrega consigo importantes marcas daquele que o ordenou. Com essas palavras, foi iniciada leitura de uma síntese da caminhada do sacerdote.
FEZ CRESCER O MOVIMENTO RESGATE DA PAZ EM VR
Foi lembrado ainda que padre Juarez, ainda recém ordenado no ano de 1999, fez crescer o Movimento Resgate da Paz em Volta Redonda, iniciado na Igreja nossa Senhora da Conceição, no Conforto. Na verdade, o Movimento provocou a retomada da luta pelos direitos humanos da antiga Comissão dos Direitos Humanos, encerrada em 1998. Foi destacado ainda que, a defesa da dignidade e da vida das pessoas ganharam força com o Movimento e logo o padre ligou às ações à Pastoral Carcerária e a outras pastorais e movimentos. Articulações que o levou à embates sérios com as denúncias da rebelião e morte dentro da Casa de Custódia, fugas facilitadas de presos na cadeia, apoio aos posseiros, diálogos intensos com autoridades policiais, aproximação com autoridade judiciárias, entre outras ações.
Em 2008, com apoio do então bispo Diocesano, Dom João Messi, o padre fez articular ações importantes na defesa dos trabalhadores demitidos da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN, que levou a criação do Fórum Demissão Zero e depois ajudou na a fundar a Comissão Ambiental Sul.
DIÁLOGOS INTER RELIGIOSOS E OUTRA LUTAS
Além disso, têm ainda os diálogos inter religiosos, luta contra a transposição do Rio Paraíba, mutirão de limpeza da Beira Rio em Volta Redonda, seminário da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), apoio aos posseiros, criação do grupo de mães com filhos assassinados , entre outras atividades.
Em 1014, transferido para Barra do Piraí, o padre Juarez seguiu na fidelidade ao Povo de Deus. Nos trabalhos pastorais articulou ações socioambientais, socorro aos pobres, aos posseiros n distrito de Vargem Alegre, aos vitimados das enchentes e pandemia, apoio aos direitos dos operários demitidos trabalhadores de uma metalúrgica da cidade, diálogos inter religiosos, e muito mais. Agora, recém nomeado por Dom Luiz Henrique como Vigário Episcopal para a Promoção da Dignidade Humana e Ambiental, Padre Juarez Sampaio soma na caminhada da Igreja Diocesana.


 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos