VOLTA REDONDA
A Fundação Oswaldo Aranha (FOA) e o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) receberam nesta quarta-feira, dia 26, os ministros da Cidadania, Ronaldo Bento, e da Educação, Victor Godoy.
Na ocasião, o ministro da Cidadania realizou uma palestra sobre o Cadastro Único, no Auditório William Monachesi, no Campus Olezio Galotti, em Três Poços. Os ministros ainda visitaram algumas dependências da instituição e participaram das entregas das homenagens ‘Mérito Chanceler Oswaldo Aranha’ e ‘Mérito Professor Manoel José Gomes Tubino’. O evento contou com a participação de diversos políticos da região, incluindo o vice-prefeito de Volta Redonda Sebastião Faria, representando o prefeito Neto.
O Presidente da Fundação Oswaldo Aranha, Eduardo Prado, destaca que o evento visa lançar o projeto ‘Unifoa + Social’ que qualifica ainda mais os nossos alunos a trabalharem em prol da comunidade. “UniFoa tem a tradição de trabalhar para a comunidade. Temos mais de dois milhões de atendimentos conhecemos bem a realidade da nossa comunidade. Por isso, convidamos dois ministros para conhecer a nossa região e sua realidade”, avalia.
Já a reitora do Centro Universitário de Volta Redonda, Úrsula Fraga, cita que este é um importante mês para a instituição que celebra 55 anos. “De uma só vez recebemos dois ministros. Temos a missão de proporcionar que nossos alunos vivenciem experiências novas e inovadoras no processo de conhecimento. Formamos estudantes para ter capacidade de solucionar problemas sociais, culturais, econômicos, ambientais, infraestrutura, saúde entre outros que afetam a sociedade brasileira, formamos aqui estudantes na expectativa de ser responsabilidade de responderem aos anseios daqueles que necessitam de profissionais competentes e a promoção da dignidade humana. Esse evento simboliza para nós a gratidão a todos que contribuem nesta jornada”, cita.
O Ministro da Educação, Vitor Godoy, cita que já conhece a instituição educacional. “Essa casa produz conhecimento, que prepara os jovens para o trabalho, para a pesquisa, uma instituição como essa irradia para toda a comunidade do entorno enquanto alunos aprendem e entregam para a sociedade o seu conhecimento. Temos desafios enormes pela frente. Nesse cenário começamos a fazer o trabalho pela base, que é a alfabetização, ouvimos mais de 100 especialistas em todo o mundo para construir uma base de alfabetização que funciona. Entregamos mais de três milhões de livros para crianças em idade pré-escolar, além de firmar parcerias para levar plataformas de ensino para levar o ensino remoto as escolas brasileiras e transformar sua base. Trabalhando muito na base sem esquecer das demais fases da educação” explica.
Já o Ministro da Cidadania, Ronaldo Bento destaca que a Foa é referência em nível nacional quando se fala em educação e em projetos voltados a areado social e do esporte. “É uma honra e satisfação de estar aqui sabíamos do trabalho da Foa e Unifoa vem realizando com qualidade de docentes e estrutura. Volta Redonda tem quase 20% da população dependente de programa de transferência de renda. Procuramos trabalhar uma assistência social voltada para regra de emancipação para que as pessoas deixem os programas o quanto antes e tenham o caminho da prosperidade através de um trabalho digno”, conclui.