Ação inclui o desenvolvimento do turismo do distrito de Ipiabas; secretário de Estado, Gustavo Tutuca, prefeito Mario Esteves e representante do Sebrae estiveram presentes
BARRA DO PIRAÍ
Na noite desta quinta-feira, 27, aconteceu o lançamento do Projeto de Desenvolvimento do Turismo no distrito de Ipiabas. É um projeto inédito da prefeitura, que firmou convênio com o Sebrae, visando o fortalecimento do setor. Em um período de 15 meses serão implementadas diversas ações com o objetivo de aprimorar a forma como os turistas vivenciam as viagens e experiências do local. A ministra do Turismo, Daniele Carneiro; o secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca; o prefeito Mario Esteves; o presidente da câmara, Rafael Couto; e o diretor de produto e atendimento do Sebrae, Julio Freitas, estiveram presentes, dentre outras autoridades.
Serão atendidas pelo projeto 100 empresas da cadeia produtiva do setor e a duração será de 15 meses, com ações voltadas para os meios de hospedagem, gastronomia e setores da economia criativa. Serão criados roteiros, novos produtos e a diversificação da oferta turística, o que visa também na geração de emprego e renda.
A prefeitura instalou no local o mirante, já inaugurado, revitalizou a Estação Ferroviária do Século XIX, criou o passeio de Maria Fumaça até a Vila Histórica, o Avião do Metaverso, além de uma cascata no portal de entrada de Ipiabas. Promove ainda obras de infraestrutura, como a pavimentação de ruas e o calçamento dos acessos aos pontos tradicionais, dentre eles a Cachoeira da Floresta, a Pedra do Gavião, e o antigo túnel ferroviário da Rede Mineira de Viação (RMV).
O prefeito Mario Esteves e a ministra debateram sobre a implementação de um parque de aventuras, visando a prática de esportes radicais e atividades físicas.
A ministra elogiou Mario Esteves e o chamou de visionário. “Nada resiste ao trabalho e o resultado já está sendo muito positivo. O Ministério do Turismo está à disposição de Barra do Piraí. Quero que nosso Rio de Janeiro se destaque cada vez mais e que tenha o protagonismo que merece porque a porta de entrada do turismo no Brasil é o nosso Estado”, apontou.
Daniela Carneiro destacou que os nichos trabalhados nesse projeto de Barra do Piraí – turismo, gastronomia e artesanato – será um diferencial não apenas para o distrito, mas para toda a região. “Gastronomia e artesanato são pilares centrais da nossa cultura e podem ter papel decisivo na escolha do destino turístico. A gastronomia é o terceiro maior motivador de viagens e o Brasil é o 10º país em atrativos culturais do mundo, segundo o Fórum Mundial. Esses segmentos compõem a indústria criativa que mobilizou apenas em 2020 R$ 217 bilhões na economia e que, aliado ao turismo, potencializa ainda mais a geração de emprego e renda”, destacou, completando que seu ministério tem trabalhado na implantação da Rede Brasileira de Cidades Criativas e Barra do Piraí está no meio delas.
Em sua fala, o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, ressaltou a importância desse incremento no turismo de Ipiabas como destino turístico, destacando que será de extrema relevância para toda a região. “Ipiabas está próximo de diversos locais que já são destinos turísticos consolidados, como Conservatória, Vassouras, Miguel Pereira. Estamos interligando as cidades, o que qualifica e potencializa o turismo regional”, destacou.
Para Mario Esteves, a prefeitura está trabalhando fortemente para tornar realidade o potencial do turismo do distrito, valorizando os atrativos locais, mas trabalhando com investimento inovadores e equipamentos que darão visibilidade e interesse aos visitantes do Brasil e também do mundo.