SUL FLUMINENSE
Será anunciada na próxima semana pelo Ministério da Saúde, a ampliação da quarta dose da vacina contra a Covid (ou a segunda dose de reforço) a pessoas a partir de 40 anos de idade. A medida foi discutida na última quinta-feira, dia 16 em reunião do Programa Nacional de Imunizações (PNI), e uma nota técnica sobre a ampliação deve ser publicada a partir da próxima segunda, dia 20.
No início do mês, a segunda dose de reforço tinha sido liberada para a população acima dos 50 anos. Assim como ocorreu nas outras faixas etárias, a quarta dose só pode ser aplicada no mínimo quatro meses após a terceira.
O motivo para ampliar a vacinação, segundo o Ministério da Saúde, é o aumento da transmissão da Covid-19, com crescimento de casos graves, hospitalizações e óbitos, observados principalmente em locais em que as coberturas vacinais não atingiram níveis ideais.
O Brasil enfrenta, atualmente, um quadro de elevação no número de casos e de mortes associadas à Covid. O índice de óbitos ainda é baixo se comparado aos períodos críticos da pandemia, mas a média móvel de mortes está em alta há uma semana.