VOLTA REDONDA
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) de Volta Redonda divulgou um balanço sobre as atividades da Minicidade do Trânsito em novembro. No período, 11 escolas, com 775 estudantes, visitaram o espaço que ensina aos mais jovens, de forma lúdica, sobre leis de trânsito, placas, sinalizações viárias e valores como cidadania.
A minicidade fica localizada na Ilha São João e é um projeto da Semop que conta com a parceria das secretarias de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU) e de Educação (SME). O espaço reproduz a sinalização de trânsito que existe no sistema viário urbano, com semáforos, faixas de pedestres e demarcações de solo e placas. O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, frisou que a iniciativa faz parte de uma série de ações da Semop na construção de um trânsito mais seguro.
“Temos recebido quase mil crianças por mês na Minicidade do Trânsito. É um projeto que visa torná-las multiplicadoras de informações e boas práticas. Tenho certeza que todos eles saem da minicidade dando exemplos e reforçam o que aprenderam com pais, tios e avós. Por exemplo, o não uso do celular ao volante; a atenção aos sinais sonoros; o respeito ao semáforo e as sinalizações viárias”, disse Coronel Henrique, lembrando que, durante as visitas à minicidade, exercícios de cidadania, destacando valores como respeito e inclusão, são ensinados.
“Contamos com a participação de pessoas com deficiência física, autistas e idosos. Afinal, todos participam do trânsito e a lei mais eficiente no trânsito é a educação”, afirmou o secretário.
Agendamento de visitas
As visitas na minicidade são diárias durante os períodos matutino e vespertino, exceto em dias de chuva, e podem ser agendadas pelo telefone: (24) 99931-1606 (WhatsApp). Durante os passeios guiados por monitores capacitados, os visitantes recebem informações básicas sobre segurança no trânsito e fazem um tour pela minicidade.
Todas as visitas ocorrem com orientação, o que reforça os cuidados necessários no trânsito, em todas as condições: condutor, pedestre ou ciclista.
Cidadão em Construção
A Minicidade do Trânsito integra o complexo da Ilha São João denominado de “Cidadão em Construção”, iniciativa da Semop que também conta com a realização do projeto “Guarda Mirim”.
O espaço, reinaugurado em março, foi totalmente revitalizado, passando por pintura, capina, limpeza e recuperação dos equipamentos e instalações usados para o desenvolvimento de atividades com foco na educação no trânsito. Atualmente, cerca de 200 estudantes visitam o espaço por semana.