BARRA MANSA
Hoje e amanhã o Clube Municipal recebe a primeira edição da feira Mercadores do Vale. O evento acontece das 16 às 22 horas trazendo arte, artesanatos, orgânicos, exposições, apresentações culturais e oficinas. A entrada é uma caixa de leite ou um quilo de açúcar.
A organização é do Grupo Casa Amarela, Ponto de Ação Cultural (PAC), Cajazeiras Atelier, Cachaça das Sete e Da-gui. A ação conta com o apoio da prefeitura,Fundação Cultura Barra Mansa (FCBM) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
De acordo com um dos organizadores, Francis Marques, do Grupo Casa Amarela, Mercadores do Vale é um projeto desenvolvido por um grupo de artistas, artesãos e pesquisadores, com o objetivo de abrir espaços de exposição para dar visibilidade à arte, ao artesanato e aos produtos orgânicos elaborados no Vale do Paraíba, fortalecendo a identidade e a diversidade sociocultural, assim como a história da região. “Nossa intenção é fortalecer a identidade e a diversidade sociocultural, assim como a história da região. Nossa perspectiva é buscar ampliar o conhecimento sobre as criações do interior, reunir pessoas e ideias num movimento itinerante e assim, recuperar antigas conexões em diálogo com o presente”, destaca o organizador.
Ainda de acordo com Francis o projeto tem como objetivo juntar artesãos, artistas e produtores orgânicos para fomentar economia solidária e fortalecer identidade do Vale do Café. “É uma feira bem diferente com a participação de profissionais de toda a região e Paraty, aliamos tudo isso a uma grande programação cultural. A projeção é que as próximas edições sejam itinerantes, além de aproximar artesãos e fornecedores”, destaca.
Expositores confirmados
ABC Artesanatos, Algo Mais Baby, Arte Feliz, Atelier Oficina, Atelier Oruniyá, Bijuka, Bistrô das Massas, Bohip, Cabral Arteira, Cachaça das Sete, Cajazeiras Atelier, D’Ébano, Da-Gui Cosméticos Naturais, Doce & Mel, Fulô by Seoane, Grupo Casa Amarela, Junt’art, Katia Kowka, Lenara, Ana Lúcia, Grazi e Val artesãs, MAR Paraty, Mari Tricot, Negrita Modas
Nune’s – Artesanato, Pincel, Tinta & café, Religiosidade Popular, Sandra, Balbino Acessórios, Sistema Atelier, SóTEARte, Stillus Black
Vó Nanan.
PROGRAMAÇÃO CULTURAL
Hoje
17 horas – Espetáculo ‘Estamos em Obras’ com o Coletivo Sala Preta
19 horas – Apresentação do grupo Dança & Magia
Sexta-feira
19 horas- Versos Ferinos (intervenção poética) com Albinno Oliveira Grecco
20 horas – Foliões da Esperança (música)
21 horas – Bloco se vira nos 30