VOLTA REDONDA
A coordenação geral do Movimento Pela Ética na Política (MEP) iniciou, esta semana, contatos junto aos gabinetes do prefeito Antônio Francisco Neto (DEM) e do presidente da Câmara de Vereadores, Nilton Alves, o Neném (DEM). O objetivo é tentar agendar audiências, ainda para este mês, para tratar sobre as preocupações relativas ao meio ambiente no município. A pauta surgiu do encontro via plataforma digital realizada recentemente pelo movimento.
Durante o encontro, a equipe ambiental do MEP traçou caminhos para dinamizar o trabalho da equipe na esteira da 1ª edição dos seminários socioambientais realizado em março. O coordenador da equipe ambiental, o professor Fernando Pinto, falou sobre o encontro e o quanto o mesmo foi positivo. “Nossa reunião foi muito positiva, no sentido de darmos seguimento ao trabalho socioambiental na linha de estruturarmos e ampliarmos os grupos de trabalhos nas diferentes áreas ambientais”, relatou o professor, ressaltando que a definição de estratégias para conhecer as autoridades do município, as preocupações e proposições da comunidade sobre o tema foram determinantes.
Disse ainda o professor que a definição dos ‘cabeças’ dos Grupos de Trabalho (GTs), como direito ambiental, políticas públicas e educação socioambiental – biodiversidade, fez estruturar o ‘Observatório Socioambiental do MEP’, que dará suporte sociocientifico às nossas ações. “A base do nosso dialogo será às demandas surgidas na Pesquisa Socioambiental, realizada pela colaboradora do MEP e ligada ao grupo de pesquisas da UFRJ, a professora Ana Vasconcelos, além dos indicadores surgidos nos dois seminários socioambientais”, concluiu Fernando Pinto, que também é biólogo.