VOLTA REDONDA
O Movimento Pela Ética na Política (MEP) participou, por meio de seu coordenador multidisciplinar nas áreas socioeducacional e socioambiental, Pedro Paulo Bichara, do 1º Encontro Nacional da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP). O evento foi promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e aconteceu em Brasília. A Região Sul Fluminense também contou com a presença do Pré-Vestibular Social de Valença. Na semana anterior, Bichara já havia sido convidado para uma reunião extraordinária da coordenação nacional da rede.
Realizado entre segunda-feira, dia 8, e esta terça-feira, dia 9, o encontro reuniu iniciativas de cursinhos populares de todas as regiões do país contempladas pela política da CPOP em 2025. Ao longo da programação, representantes discutiram estratégias de fortalecimento da rede, compartilharam práticas de educação popular e aprofundaram o debate sobre o papel dos cursinhos na preparação de estudantes vulnerabilizados para o Enem. De acordo com o MEC, a política de apoio garante suporte técnico e financeiro para iniciativas voltadas a jovens em situação de vulnerabilidade social.
Durante o evento, o secretário-executivo do MEC, Leonardo Barchini, reforçou que a CPOP assegura condições adequadas de estudo para jovens de baixa renda, com oferta de material didático, bolsas de estudo e remuneração docente. A secretária da Secadi, Zara Figueiredo, destacou a importância de consolidar os cursinhos populares como política de Estado no âmbito do Plano Nacional de Educação (PNE).
Ao avaliar sua participação, Bichara considerou o encontro encerrado na tarde desta terça-feira, sai 9, como ‘extremamente positivo’ para o avanço da inclusão de jovens e adultos no ensino superior por meio de políticas públicas voltadas aos mais empobrecidos. Ele afirmou que irá sistematizar as informações debatidas e, ao retornar a Volta Redonda, apresentará os resultados à equipe do MEP.


