Na noite dessa quinta-feira, na sede do Sindicato da Construção Civil em Volta Redonda, em cerimônia simples foi realizada a entrega dos certificados pelo Movimento Pela Ética na Política (MEP) às mulheres destaques no município. A referência ao destaque fez parte das celebrações de memória e luta das mulheres na marca do dia 8 de março, quando é comemorado o Dia Internacional das Mulheres.
Foram homenageadas a fundadora do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas em Volta Redonda, Jorgina dos Santos. Ao receber a homenagem, ela fez questão de vestir seu avental de trabalho. “Visto-o para marcar minha origem e compromisso com a classe”, discursou agradecida pela homenagem.
A ex-aluna e voluntária no MEP, Karina Avelar, que foi representada pela irmã Camila Avelar, também foi contemplada. Ela enviou por escrito mensagem destacando a importância da luta em defesa dos Direitos Humanos (DHs). “Sigamos na defesa intransigente dos DHs, antirracistas, contra qualquer forma de ódio e preconceito e em luta pelos direitos das mulheres”, escreveu a jovem homenageada.
A cofundadora da Comissão dos DHs em Volta Redonda (1980\1998), Maria Da Graça Vigorito Bertges de Oliveira, que é ligada à Cúria Diocesana de Volta Redonda, em sua emocionante fala fez referência ao Dom Waldyr Calheiros, irmãs Vilma e Marta,Lurdinha Lopes Lopes Gloria Amorim Amorim e outros. Durante o evento ela contou alguns enfrentamentos duros da época. “Tempos difíceis, as pessoas buscavam amparo na Cúria. Lembro-me bem, tantos ameaçados de morte, também buscaram apoio da Comissão”, relatou com emoção Maria da Graça, de 83 anos.
O representante do MEP, José Maria da Silva, o Zezinho, informou que para 2020 irá propor aos outros conselheiros, nominar homenagem às mulheres como “Mulher Destaque – Memória à Marielle Franco”.