SUL FLUMINENSE
A região do Médio Paraíba reúne 45.70 mil Microempreendedores Individuais (MEIs) nos 12 municípios que abrange, segundo dados do Portal do Empreendedor referente a setembro. A análise envolve a situação nas cidades de Barra do Piraí (4.715 MEIs), Barra Mansa (9.053), Itatiaia (1.565), Pinheiral (1.414), Piraí (1.123), Porto Real (930), Quatis (738), Resende (7.600), Rio Claro (968), Valença (3.779), Vassouras (1.596) e Volta Redonda (11.689). Em relação às microempresas, elas representam 83% do total das empresas desta região, enquanto as empresas de pequeno porte por 13% do total, segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS/2015).
Os números constam no relatório mais recente do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa do Estado do Rio de Janeiro (Sebrae/RJ) elaborado ao A VOZ DA CIDADE em virtude do Dia da Micro e Pequena Empresa, conhecido também como o Dia do Empreendedor. A data é celebrada nesta sexta-feira, dia 5. E, segundo a Serasa Experian, no comparativo entre o primeiro semestre de 2015 e 2018, o total de novos MEIs no país cresceu 38% com destaque para atividades no segmento de Serviços de Embelezamento Pessoal e Higiene, com 8,9% do total.
Segundo a coordenadora regional do Sebrae Rio no Médio Paraíba, Ana Lúcia de Araújo Lima, o Sebrae auxilia os trabalhadores em situação informal a empreender seus negócios. “Existem várias maneiras para o futuro empreendedor obter informações sobre como empreender de forma eficiente. Uma delas é procurar o Sebrae, que pode orientar sobre os primeiros passos para empreender. Mas tudo isso vai depender muito da área que o futuro empreendedor quer investir, se ele será um microempreendedor individual ou se já inicia como micro ou pequena empresa, o capital que ele dispõe para iniciar seu negócio. O mais importante de tudo é ele buscar informação para chegar ao mercado bem preparado e com chances de sucesso”, afirma.
Em virtude do Dia da Micro e Pequena Empresa e Dia do Empreendedor, o Sebrae mantém programação especifica aos empreendedores durante todo o mês de outubro. De acordo com Ana Lúcia Lima, a programação para os empreendedores é variada. “Teremos as Oficinas, voltadas para o microempreendedores individuais, workshops e palestras em temáticas como finanças, vendas, liderança, gestão, entre outras. Outras informações também podem ser obtidas pelo 0800 570 0800 ou diretamente no escritório do Sebrae em Volta Redonda”, disse lembrando que o escritório na Cidade do Aço está situado a Avenida Paulo de Frontin, nº 463, no Aterrado.
CRESCIMENTO
Valorizando o crescimento das micro e pequenas empresas, o Sebrae Rio tem uma série de projetos que incluem várias áreas de atuação, como alimentos, metalmecânico, moda, turismo, construção civil, entre outras. Só no Médio Paraíba, são cerca de 30 projetos desenvolvidos pela Regional do Sebrae nessas áreas. “Posso citar como exemplo, os voltados para a área de alimentos e bebidas, entre eles, os destinados para o segmento de cafés especiais, cervejas, cachaças; na área do turismo, destacam-se os projetos Tour da Experiência, Destinos Turísticos; além dos projetos desenvolvidos para a área de startups, para o setor metalmecânico, especificamente os projetos de Desenvolvimento da Indústria: Metalmecânico e Fornecedores da Cadeia do Setor Automotivo e de Petróleo. Além disso, o Sebrae Rio promove Rodadas e Sessões de Negócios, ações na área de inovação e gestão para tornar essas empresas mais competitivas, produtivas e eficientes”, finaliza Ana Lúcia Lima.