MEC seleciona projeto de Resende para o Mapa de Experiências Inspiradoras

Município se destaca com Educação em Tempo Integral que atende 5 mil alunos da rede

Por Cyntia Freitas
41.cf.res.cidaddes.mec seleciona projeto de resende.1.resende.rafaeloliveirapmr

RESENDE

Resende conquistou reconhecimento nacional ao ter seu projeto de Educação em Tempo Integral selecionado pelo Ministério da Educação (MEC) para integrar o Mapa de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos. A iniciativa destaca práticas bem-sucedidas de gestão e planejamento educacional no processo de ampliação do programa Escola em Tempo Integral em todo o Brasil. Na região do Médio Paraíba, apenas Resende e Barra Mansa foram contemplados pelo edital.

A proposta, intitulada “Gestão Integrada como alicerce da Educação em Tempo Integral”, descreve os principais investimentos e estratégias adotadas pela Prefeitura de Resende para garantir qualidade no ensino público. Entre as ações, a secretária de Educação, Rosa Frech, cita a revitalização de escolas, ampliação de vagas, introdução de tecnologias educacionais e a formação continuada de professores.

Atualmente, 17 escolas e 26 creches do município oferecem a modalidade de tempo integral, beneficiando cerca de 5 mil alunos com uma jornada ampliada de aprendizagem. “Entendemos que a Educação em Tempo Integral é uma ferramenta essencial para a formação completa dos nossos alunos e não medimos esforços para garantir qualidade em toda a rede. Estamos muito felizes com esse reconhecimento e seguimos comprometidos em expandir esse modelo, que hoje é referência nacional”, afirmou Rosa.

41.cf.res.cidaddes.mec seleciona projeto de resende.2.projeto.carinarochapmr

Projeto reconhecido beneficia cerca de 5 mil alunos da rede municipal – Carina Rocha/PMR

A secretária disse ainda que nos últimos oito anos, a educação pública de Resende passou por uma transformação significativa. “Mais de 90% das unidades escolares foram reformadas e ampliadas, permitindo a abertura de quase 4 mil novas matrículas no modelo de tempo integral. Em 2025, sete novas escolas passaram a adotar essa modalidade, atendendo alunos do Ensino Fundamental I e II”, complementou.

O prefeito Tande Vieira celebrou a conquista e destacou o empenho da equipe. “Quero parabenizar toda a Secretaria de Educação pelo trabalho sério, comprometido e inovador que vem sendo desenvolvido nos últimos anos, com um projeto iniciado na gestão do Diogo. Esse reconhecimento do MEC mostra que estamos no caminho certo e vamos continuar trabalhando para garantir uma educação de qualidade e um futuro melhor para Resende”, ressaltou.

O programa Escola em Tempo Integral, do Governo Federal, prevê uma jornada mínima de sete horas diárias nas escolas públicas. Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes participam de oficinas voltadas à recomposição da aprendizagem, robótica, esportes, cultura, sustentabilidade, idiomas, informática, teatro, dança e empreendedorismo, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos