ANGRA DOS REIS
A prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Juventude e Inovação (Sejin), inicia o processo de matrícula para o ano letivo de 2025. Desta segunda-feira, dia 18, até o dia 6 de dezembro, será realizada uma convocação pública para as crianças que estão na lista de espera das creches municipais.
A ação, segundo o secretário de Educação, Juventude e Inovação, Paulo Fortunato, visa garantir o acesso e permanência dos alunos na rede pública de ensino, conforme o compromisso do Pacto Municipal da Primeira Infância. “A medida é destinada às famílias que estavam na fila de espera, aguardando uma vaga para o atendimento de seus filhos. O objetivo da ação é ampliar o acesso à educação infantil e garantir que o máximo de crianças seja atendido no próximo ano letivo”, afirmou Fortunato.
Durante o período de convocação, a Sejin entrará em contato com os responsáveis pelas crianças constantes na lista nominal anexada à resolução n° 021, de 8 de novembro de 2024. O objetivo é confirmar o interesse pela vaga e orientar sobre os procedimentos para efetivar a matrícula. Os meios de contato serão realizados por ligação telefônica, WhatsApp ou e-mail, conforme os dados fornecidos no sistema Matrícula Digital (matriculadigital.angra.rj.gov.br). Por isso, é importante que os contatos estejam atualizados no sistema.
Em 2024, o município ofereceu 3.147 vagas nas creches. Para 2025, serão disponibilizadas 3.840 vagas, um aumento significativo graças à criação de novas salas e revitalização das unidades de ensino. O aumento representa um crescimento de 125% em comparação com as vagas de 2021.
A Secretaria de Educação ressalta que a convocação pública oferece uma oportunidade importante para que as famílias regularizem a matrícula de seus filhos e garantam o acesso à educação infantil no próximo ano. Após a convocação, os responsáveis devem comparecer à unidade de ensino indicada para efetivar a matrícula entre os dias 25 de novembro e 13 de dezembro de 2024. O não comparecimento nesse período resultará na perda da vaga para 2025.