BARRA DO PIRAÍ
Na tarde dessa quarta-feira, dia 16, o prefeito reeleito de Barra do Piraí, Mário Esteves, realizou uma transmissão ao vivo em suas redes sociais, onde falou sobre a compra das 40 mil doses da CoronaVac, obtidas através do instituto Butantã, para a imunização da Covid-19. Segundo o chefe do Executivo, a previsão é que até o próximo dia 23, haja o registro definitivo da vacina e caso não seja obtida a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o município não pagará pelas doses. Mário Esteves explicou também que a intenção é realizar a imunização do grupo de risco em janeiro, mas para isso um plano de vacinação precisará ser montado.
O prefeito destacou que, apesar do STF ainda está discutindo a obrigatoriedade ou não da vacina, ele acredita que essa deve ser uma escolha pessoal. Contudo, Esteves alertou para que as pessoas tenham cuidado com as Fake News e discursos opinativos sem conhecimento, uma vez que isso pode prejudicar o combate à doença. O chefe do Executivo já havia dito ao A VOZ DA CIDADE na última terça-feira, dia 15, que a compra da vacina não afeta o recebimento do imunizante dos governos federal e estadual posteriormente, mas, segundo ele, devida a incerteza de quando essas doses serão entregues, foi necessária a compra antecipada para proteger os mais vulneráveis.
As 40 mil doses compradas pelo município serão direcionadas aos profissionais de saúde, idosos e pessoas com comorbidades comprovadas. Já o restante da população, receberá a dose que será destinada pelo governo federal e estadual. “Dessa forma, nós amenizamos a situação. Com o grupo de risco imunizado, nós diminuímos os casos graves de internação, o que desafoga o sistema de saúde”, destacou Mário Esteves.
PLANO DE VACINAÇÃO
O prefeito reeleito ainda informou que a partir desta semana começará a ser estudado um plano de vacinação, que, após a aprovação da Anvisa, será posto em andamento em janeiro. “Vamos analisar como será feito todo o esquema de vacinação, como, por exemplo, se os idosos serão vacinados em casa ou não”, disse, destacando que isso será feito o mais rápido possível. “Além disso, apesar de ter sido feito um levantamento de quantas pessoas estão no grupo a serem vacinadas, temos um estoque para comprar mais cinco mil doses, caso necessário”, afirmou.
O chefe do Executivo ainda se colocou a disposição de outros prefeitos da região para dar os caminhos certos para a compra das doses. Mário afirmou acreditar que a antecipação é o melhor caminho.
NOVO DECRETO
O secretário de Saúde de Barra do Piraí, Vagner Teixeira, também participou da transmissão e falou sobre um novo decreto que será publicado na próxima sexta-feira, dia 18, proibindo a música ao vivo no município. Ele ainda lembrou que segue proibida a aglomeração e que as praças públicas seguirão fechadas.
“Hoje tive uma reunião com o comandante da Policia Militar do Rio de Janeiro, que se colocou a disposição para acompanhar nossa Guarda Municipal, para ajudar no controle dessas regras”, informou, finalizando que nenhuma vacina será aplicada sem aprovação da Anvisa.