BRASÍLIA/SUL FLUMINENSE
A região Sul Fluminense terá representatividade no governo federal. A secretária de Políticas de Ações Afirmativas e Combate a Superação do Racismo do Ministério da Igualdade Racial, Márcia Lima, nasceu em Barra do Piraí. Professora e socióloga, atualmente mora em São Paulo. Seus pais moraram por muitos anos no distrito de Ipiabas. Ela ainda tem familiares em Barra do Piraí.
Márcia Lima é professora do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP). É pesquisadora sênior associada ao Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), onde coordena o AFRO-Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro-IUPERJ (1994) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Realizou Pós-Doutorado na University of Columbia (2011-2012) e foi Visiting Fellow no Afro-Latin American Research Institute (ALARI) do Hutchins Center for African and African American Studies na Universidade de Harvard (2016-2017).
Ela tem 51 anos. Seus temas de pesquisas versam sobre desigualdades raciais e de gênero no mercado de trabalho e ensino superior.