VOLTA REDONDA
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, iniciou nesta quinta-feira, dia 10, sua agenda na região Sul Fluminense. O primeiro compromisso foi uma reunião com o prefeito Antonio Francisco Neto, no gabinete da Prefeitura de Volta Redonda. Em seguida, ele participou de uma aula magna na Universidade Federal Fluminense (UFF), no campus Aterrado. A agenda de Freixo na região continua nesta sexta-feira.
Durante o encontro com o prefeito, foram apresentados os principais atrativos turísticos da cidade, com destaque para o conceito de “Turismo de Negócios”, que vem consolidando Volta Redonda como patrimônio histórico industrial. Freixo conheceu projetos já em andamento como o Museu de Ciências, o Parque Natural Municipal, o Parque da Pedreira, a proposta de sinalização turística, além das iniciativas “Turistando em VR” e o “Projeto Arigó”.
Freixo destacou que a região Sul Fluminense tem grande relevância para os planos da Embratur. “Estamos vivendo um momento histórico no turismo brasileiro. O setor já representa cerca de 8% do PIB nacional e segue batendo recordes. Nosso objetivo é descentralizar o turismo e levar os benefícios da geração de emprego e renda para além dos destinos tradicionais, como Copacabana e Corcovado. O turista que chega ao Rio precisa saber que, a poucas horas da capital, existem cidades com atrativos únicos, como Volta Redonda, que têm história, cultura, identidade própria e um enorme potencial de desenvolvimento”, afirmou.
Segundo Freixo, a presença da Embratur no interior visa justamente capacitar e apoiar os municípios para transformar esse potencial em produto turístico. Ele reforçou ainda que Volta Redonda é uma das cidades mais importantes da região e tem um papel fundamental nesse processo, com sua forte identidade como “Cidade do Aço”.
Nesta sexta-feira será lançado um novo projeto voltado à interiorização do turismo, com a presença de prefeitos da região, que discutirão a importância de olhar o turismo como uma ferramenta estratégica de desenvolvimento local.
O prefeito Neto destacou o esforço da administração municipal em posicionar Volta Redonda como destino turístico. Ele ressaltou o trabalho das secretarias envolvidas, em especial da equipe de Desenvolvimento Econômico, comandada por Sérgio Sodré.
Agenda continua nesta sexta-feira. Freixo se reúne em Barra do Piraí, às 8h30min, com a prefeita Katia Miki. Em seguida, participa de um café com prefeitos da região numa fazenda para debater a importância das cidades para o turismo do Estado. Lá fará o lançamento do Piloto do Programa Novas Rotas da Embratur. À tarde se reúne em Vassouras com a prefeita Rosi Silva. Fecha sua visita a região às 17 horas em Paracambi.
Aula Magna na UFF
Após a agenda com o prefeito, Marcelo Freixo participou da aula magna do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Fluminense, ao lado dos professores Vanessa Terrade, Carlos Eduardo Martins, Clarisse Inês e Luís Henrique Abegão. O tema central do encontro foi “Segurança Pública e Direitos Humanos”.
Convidado pela experiência como deputado estadual por três mandatos e federal por um, além de sua atual atuação na Embratur, Freixo falou para uma plateia composta por estudantes, professores e membros da comunidade. Ele compartilhou sua trajetória como educador e parlamentar, reconhecido nacionalmente pela luta contra as milícias e pela defesa de políticas públicas inclusivas.
Durante sua fala, lembrou o papel da UFF em sua formação. “Sou professor de História, formado por esta universidade, que teve um papel muito importante na minha vida. Quando entrei na faculdade, ela ampliou minha visão de mundo. Tenho um respeito enorme pelo que esse espaço representa na vida de vocês”, apontou. Ele destacou que o debate sobre segurança pública precisa ser feito a partir de um projeto de país. “Fui ser professor em um presídio aos 22 anos. Não fui com medo. Eu frequentava aquele lugar para jogar bola. A gente precisa discutir segurança pública com perspectiva de projeto de sociedade, não com base no medo. Estamos em uma faculdade de Direito e não dá pra aceitar um pensamento que associe segurança à lógica colonial”, completou.
Freixo ainda apresentou dados sobre a população carcerária do país. “No ano 2000, o Brasil tinha entre 150 e 180 mil presos. Em 2023, esse número chegou a 740 mil. Dizem que o Brasil é o país da impunidade, mas há algo errado nisso. Somos uma das maiores populações carcerárias do planeta. Prendemos muito e prendemos mal. Mais da metade desses presos têm baixa escolaridade. Educação tem tudo a ver com segurança pública. Direitos humanos não são para proteger bandidos, como dizem. Eles são a base de uma sociedade civilizada. Se a gente abrir mão disso, a barbárie entra pela porta da frente”, concluiu.
Marcelo Freixo já foi deputado estadual por três mandatos e uma vez deputado federal. É reconhecido por seu trabalho no enfrentamento às milícias e na defesa de uma política de segurança baseada na justiça social.

Foto: Iam Martins


