SUL FLUMINENSE
Aconteceu nessa sexta-feira, dia 27, o 1º Encontro da Pessoa com Deficiência no Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), promovido pelo deputado estadual Marcelo Cabeleireiro (DC), que também é presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O encontro contou com a presença de vereadores e secretários das cidades de Barra Mansa, Volta Redonda e Pinheiral e o objetivo foi ouvir as demandas e necessidades das entidades e população, para elaboração de projetos a favor do grupo.
Compuseram a mesa, além do deputado estadual, os vereadores de Barra Mansa Jefferson Mamede, Paulo da Gráfica e Luciana Alves, e de Pinheiral o vereador Léo Barros, o secretário de Educação de Barra Mansa Marcus Vinícius, o secretário de Assistência Social de Barra Mansa J.Chagas e o secretário da Pessoa com Deficiência de Volta Redonda, pastor Washington Uchôa, além do reitor do UBM, Mario Sila Ferraz Chaves. Estiveram também presentes representantes de Angra dos Reis e Barra do Piraí.
Na ocasião várias pautas foram levantadas a favor de uma qualidade melhor de vida para pessoas com deficiência, como, por exemplo, a necessidade de se investir em inclusão no lazer, assistência às pessoas com fibromialgia e projeto para inclusão nas empresas. O atendimento para as famílias também foi um tema levantado, uma vez que mães, pais e responsáveis, são os que têm toda responsabilidade sobre o deficiente e muitas vezes se sente perdidos nessa luta e não sabem a quem recorrer.
O presidente da Associação de Portadores de Deficiência Física de Barra Mansa, Neri Vicente da Silva, destacou o Projeto Incluir, que vem sendo elaborado pela associação, para a inclusão dessas pessoas às empresas. De acordo com ele, grande parte dos argumentos dos empregadores, que são questionados sobre o cumprimento da cota para contratação de deficientes, é que há vagas, mas há mão de obra qualificada. O projeto será lançado no dia 21 de setembro e já tem dez pessoas que participarão da primeira capacitação, que será concluída em dezembro. “Iremos apresentar essas pessoa às empresas e não haverá mais desculpas para a não contratação e eu estou aqui para pedir mais o apoio do deputado, porque como parlamentar e presidente da comissão na Alerj, será de grande ajuda”, afirmou.
A questão da acessibilidade também foi posta em cheque, ressaltando que ela vai além de rampas e escolas, mas também ao direito de brincar e socializar. Brinquedos adaptados, por exemplo, já começaram a ser implementados em Volta Redonda e segundo a vereadora Luciana de Barra Mansa, essa semana ela protocolou o projeto do parque incluso para que todas as praças que já têm brinquedos, recebam a acessibilidade para que crianças deficientes.
Questionado, o deputado Marcelo Cabeleireiro disse que todas as demandas foram ouvidas e serão analisadas. Ele ressaltou algumas em que vê mais urgência, como a adaptação dos brinquedos, a fisioterapia sem limite de consulta, centralizar um ponto de referência para pessoas procurarem atendimento de saúde, educação e lazer, além da capacitação para as empresas. “Tudo o que foi dito aqui colocaremos em pauta. Quero ouvir todas as entidades, de forma individual, principalmente no médio Paraíba, para saber as necessidades e realidade de cada uma”, disse.
Marcelo Cabeleireiro ainda destacou que este primeiro encontro foi menor devido a pandemia, mas que a intenção é realizar outros encontros, convidando mais municípios para que a inclusão e os direitos da pessoa com deficiência sejam atendidos de forma correta.