VOLTA REDONDA
Visando a importância da eleição municipal deste ano, o Movimento Pela Ética na Política (MEP-VR) irá promover, com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/VR), o Painel Eleitoral Eleições 2024, com os pré-candidatos a prefeito de Volta Redonda. O evento será realizado no próximo dia 14, às 18h30min, na sede da OAB/VR, no Aterrado.
De acordo com os organizadores do painel, os seis candidatos já foram convidados e terão até sexta-feira, dia 9, às 23h39min, para confirmar presença. Jornalistas da cidade também foram convidados para participar da mesa de trabalho, com perguntas diretas aos candidatos. O objetivo, ainda segundo os organizadores, é ampliar e valorizar o painel democrático, com vista aos aspectos cívico, participativo, ético e equilibrado no evento.
AUTORIZAÇÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL
O representante do MEP-VR, José Maria da Silva, o Zezinho, informou que a organização já contra com a autorização da Justiça Eleitoral com orientações. O evento será realizado com transmissão no Youtube e também a participação direta dos moradores, através do chat, durante a realização do painel. “Na verdade o Painel Eleitoral Eleições 2024, tem um significado especial no marco da democracia participativa, mesmo antes das eleições. Desta feita,o fato da OAB estar junto com o MEP, credencia a força do diálogo envolvendo todos pré candidatos e a sociedade para uma boa escolha no 6 de outubro”, Declarou Zezinho.
Entre as normas do debate, que terão quatro blocos, haverá apresentação dos pré-candidatos, por eles mesmos, sistema de sorteio, com tempo de 5 minutos. Na sequência, pergunta única pela representação da OAB-VR e MEP-VR, que será lida pelo mediador, com sistema de sorteio e tempo de dois minutos para a resposta. Caso um pré-candidato seja citado, os ‘observadores’ definem sim ou não, o tempo de um minuto de fala para o citado.
No segundo bloco haverá participação das instituições convidadas previamente, entre sindicatos, igrejas, associações de moradores, universidades, clube de serviços, entre outras. As entidades pelos seus representantes, se presentes, sorteadas farão perguntas aos pré-candidatos que terão um minuto para responder. A previsão é de quatro perguntas. No terceiro bloco, haverá participação das representações das mídias convidadas que terá um minuto para perguntar. Será pergunta direta a um pré-candidato sorteado, que terá dois minutos para resposta.
No quarto e último bloco, o mediador recebe da comissão de observadores do MEP e OAB, a síntese das questões vindas dos internautas, sorteadas e serão replicadas aos candidatos no tempo de dois minutos para resposta. O painel encerra com as considerações de três minutos.