SUL FLUMINENSE/ ESTADO
Foi divulgada na última sexta-feira, 12, a 21ª edição do Mapa de Risco da Covid-19 que mostra que a situação da pandemia se encontra em risco moderado (laranja) no Estado do Rio de Janeiro. As regiões Centro-Sul, Metropolitana I e Noroeste estão classificadas com risco alto (bandeira vermelha), e as regiões Médio Paraíba e Norte estão classificadas com risco moderado (bandeira laranja). As demais regiões foram classificadas em risco baixo (bandeira amarela) – Baía da Ilha Grande, Serrana, Metropolitana II e Baixada. A análise divulgada compara a semana epidemiológica de número 8, de 21 a 27 de fevereiro, com a 6, de 7 a 13 de fevereiro.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).
O Rio de Janeiro apresentou uma redução do número de óbitos (-29%) e de casos de internações por síndrome respiratória aguda grave (-1%) na comparação do período analisado (21 a 27 de fevereiro com 07 a 13 de fevereiro). As taxas de ocupação de leitos no estado, no dia 12, sexta-feira, estavam em 75,7% para leitos de UTI e em 56% para leitos de enfermaria. Os resultados dos indicadores devem auxiliar na tomada de decisão dos gestores públicos, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada região.
A região Centro-Sul é composta pelos municípios: Areal, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Sapucaia, Três Rios e Vassouras.
A região do Médio Paraíba, composta pelas cidades de Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda, passou da bandeira amarela para a laranja, demonstrando crescimento no contágio da Covid-19.
Enfrentamento à Covid-19
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que, até o momento, recebeu do Ministério da Saúde (MS) 1.866.120 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 1.485.120 da CoronavaVac e 381 mil da Oxford/AstraZeneca. Até quinta-feira, dia 11, foram distribuídas 1.559.790 doses. As vacinas que estão armazenadas na Coordenação Geral de Armazenamento (CGA) vão garantir o esquema vacinal, e serão destinadas aos municípios a tempo da aplicação da segunda dose.
Balanço vacinação
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que, até as 9 horas de sexta-feira,12, 92 municípios registraram 734.700 pessoas imunizadas com a 1ª dose contra a Covid-19. Destas, 203.413 já receberam a 2ª dose. O balanço foi realizado por meio de busca ativa, a partir da gerência de Imunização da Vigilância Epidemiológica da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, junto às coordenações/gerências de imunização dos 92 municípios do estado. O balanço é atualizado diariamente e pode ser acompanhado pelo Portal Covid (https://vacinacaocovid19.saude.rj.gov.br/vacinometro).
NOVO DECRETO
Já vigora desde este sábado novo decreto no Estado do Rio de Janeiro, com restrições em comércio, horário de funcionamento de bares e restaurantes. O governador em exercício Claudio Castro, em coletiva na sexta-feira disse que na próxima semana, em conjunto com prefeitos, decidirá se as aulas presencias serão suspensas ou não. Daí ele fala do que tem competência que são as escolas estaduais, mas segundo informações, é possível que alguns municípios retornem apenas para o ensino híbrido.