VOLTA REDONDA/BRASÍLIA
Duas manifestações estão programadas para acontecer neste mês nas ruas de diversas cidades do Brasil: dias 8 e 18. A organização está sendo feita por movimentos distintos, tendo a participação do Partido dos Trabalhadores (PT) em ambas, em Volta Redonda.
Segundo a presidente do PT de Volta Redonda, Cida Diogo, o evento do domingo, dia 8, terá como foco lembrar a luta das mulheres na democracia. Como é o Dia Internacional da Mulher, Cida conta que irão as ruas para protestar contra o feminicídio, falta de igualdade, mas acima de tudo sobre as últimas declarações do presidente da República Jair Bolsonaro. “Como chefe do Executivo ele convocou a população para um ato público contra o Poder Legislativo e o Poder Judiciário. Isso é de uma gravidade e de uma irresponsabilidade sem precedentes, que aumenta o tom do autoritarismo e obscurantismo desse desgoverno que ataca os direitos da classe trabalhadora, ataca a nossa soberania e vende o país. Será um dia de luta contra discriminação de gênero e também em defesa da democracia”, disse.
Nesta segunda-feira, 2, acontecerá uma reunião às 18h30min, na Câmara de Vereadores, para acertar os últimos detalhes da manifestação, que será pela manhã na Vila Santa Cecília. A presidente do diretório municipal do PT, além do partido outros de centro esquerda estarão presentes, assim como grupos de mulheres, entidades sindicais, representantes de diversos movimentos populares. “O ato envolverá todos esses movimentos em conjunto. O PT é um participante”, frisou.
Já a organização do ato do dia 18 é mais do movimento sindical e estudantil, que conta com participação de outros, como o PT. “O foco dessa manifestação é a defesa do serviço público e da educação. Na quinta-feira, dia 5, acontecerá uma reunião no DCE da UFF, às 19 horas, para terminar de organizar o ato. Ambos os atos são de luta em defesa do Brasil e contra o desmonte que está sendo feito pelo governo Bolsonaro”, conclui Cida Diogo.