Nesta quinta-feira, 20, um dia depois de uma protesto silencioso por parentes e amigas de mães que perderam seus bebês no Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, nos últimos dias, mais uma morte é registrada na unidade hospitalar. Foi a quarta morte de bebê ocorrida no hospital em oito dias. Segundo informações de familiares, a gestante deu entrada no hospital na noite de terça-feira, 18, já que estava com a pressão alta e apresentava sangramento. A família foi informada que o bebê morreu de asfixia.
À noite, em nota, Secretaria de Saúde de Volta Redonda informou que à tarde, numa reunião de urgência, foram realizadas mudanças administrativas na maternidade do Hospital São João Batista.
O setor engloba também o bloco materno infantil, onde são realizados todos os procedimentos das gestantes que chegam ao Hospital. A coordenação da maternidade foi substituída e pelo menos um médico, demitido.
Ainda de acordo com a nota, ontem pela manhã, foi aberta uma sindicância para investigar as condições de um parto, onde uma mãe que estava com o bebê de 38 semanas, deu entrada na maternidade na terça feira, para acompanhamento e realização do procedimento médico, e que veio a óbito. “Todos os dados estão sendo apurados e serão encaminhados para uma comissão e submetidos ao Conselho Regional de Medicina que tomará as medidas cabíveis”, concluiu a nota.