RESENDE
A VII edição, da Festa do Seminário Diocesano de Barra do Piraí – Volta Redonda, aconteceu no domingo, dia 20, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e no Colégio Santa Ângela, em Resende.
O tema deste ano é “Como em Emaús, chamados por Graça e para a Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho”.
A festa começou com o Santo Terço e a Santa Missa. Na sequência, os fiéis participaram da caminhada vocacional e, depois, do almoço. A tarde foi encerrada com o festival de prêmios. Participaram da Celebração, o bispo Diocesano, Dom Luiz Henrique; o vigário Episcopal de Resende, padre Paulo Nogueira; o vigário Episcopal de Barra Mansa, padre José Arimatéia de Souza; o reitor do Seminário Santo Oscar Romero, padre Sérgio Brandão; o reitor do Seminário Propedêutico Sagrada Família, padre Mayron José Alexandre e os padres Antonio Melo, Alcides Silva; Francisco Silva e José Antônio Perry.
O objetivo do evento, além de promover um momento de comunhão entre os diocesanos e seminaristas, visa angariar fundos para a manutenção do processo de formação dos futuros padres. O seminarista Filipi Campos, da Comissão organizadora da Festa, agradeceu a participação dos fiéis e todos que colaboraram no planejamento e execução da VII Festa do Seminário. “Com grande alegria rendemos graças e louvores ao Senhor da messe e Pastor do rebanho, que continua a chamar vocações em nossa amada Diocese. Sem dúvidas, a festa foi um momento de encontro, comunhão e fraternidade. Muito nos alegra ver o momento repleto de fiéis de todos os vicariatos, agradecemos a todo o Povo de Deus que, mais uma vez, abraçou nosso Seminário”, declarou Filipe.
Reitor do Seminário Santo Oscar Romero, o padre Sérgio Brandão revelou que para a realização da festa, foram criadas várias equipes de trabalho na programação das atividades. “Cerca de um ano de preparação e organização para a edição de número 7 da festa do Seminário Diocesano. O empenho e trabalho dos seminaristas e, claro, de todos os fiéis é de fundamental importância para a promoção desta data. Louvamos e agradecemos a Deus por tudo”, disse o padre Sérgio.
“A festa do Seminário só é possível também graças ao apoio dos irmãos e irmãs do Serviço de Animação Vocacional (SAV), do Projeto Amigos do Seminário Diocesano (Pasdi), do Movimento Serra e de diversas pastorais e movimentos que cultivam a promoção das vocações na Diocese. Agradeço a cooperação de todos em um verdadeiro espírito de diocesaneidade na VII Festa do Seminário Diocesano”, pontuou Dom Luiz Henrique.
Em 2024, a VIII Festa do Seminário Diocesano acontecerá na cidade de Barra do Piraí, na Igreja Matriz de São Benedito e Royal Sport Club.
CONHEÇA OS SEMINÁRIOS DA DIOCESE
Na Diocese, são 23 seminaristas em preparação para serem ordenados como sacerdotes. Eles estão divididos em dois seminários. Entre eles, Seminário Propedêutico Sagrada Família, local onde os candidatos assumem seu primeiro contato com a vida em comunidade. O reitor é o padre Mayron José Alexandre Pereira e o Seminário Santo Oscar Romero, espaço onde são formados os futuros sacerdotes. O reitor é o padre Sérgio Brandão Criado.