MAGÉ
Cerca de 2,5 mil funcionários públicos concursados foram beneficiados ao longo do último ano com as novas políticas públicas de valorização do funcionalismo que concedeu diversos benefícios ao conjunto dos servidores. Entre eles, o pagamento da progressão horizontal automática prevista no Plano de Cargos e Salários a cada três anos de trabalho. Outro benefício a ser destacado foi a concessão do adicional por qualificação (Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado) para os servidores de cargos de nível médio e superior.
O primeiro ano do governo Renato Cozzolino também privilegiou a política pública de valorização dos servidores através de uma série de outras medidas: antecipação do pagamento do salário mensal até o último dia do mês trabalhado; pagamento da 1ª parcela do 13º salário de 2021 em julho; pagamento do 13º salário de 2020 deixado pelo governo passado; liberação de 174 aposentadorias acumuladas de gestões passadas; aumento salarial de 50% nos vencimentos dos técnicos de enfermagem e enfermeiros.
O secretário municipal de Administração, Jocelino Cabral, comenta que a valorização atual do funcionalismo público municipal é um marco na história de Magé. “É uma política do governo do prefeito Renato Cozzolino a valorização dos servidores para respeitar e garantir os seus direitos e conquistas e também oferecer um serviço público de excelência à população”, disse o secretário.
Podem ser listados ainda como ganhos para os servidores de Magé no primeiro ano do atual governo: a concessão do anuênio, que é o percentual de 1% sobre o vencimento básico a cada ano trabalhado, a ser pago por força de lei municipal; além da assinatura de convênio com as universidades Estácio e Unopar para concessão de desconto de até 69% em seus cursos de Graduação e Pós-Graduação e realização de cursos de capacitação através da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego, Indústria, Comércio e Geração de Renda.
Instituto de Previdência
Outra grande conquista dos servidores municipais efetivos na atual gestão foi a reestruturação do Instituto de Previdência do Município de Magé (IPMM). O município conseguiu reduzir, com a organização e implantação atual do Instituto, em cerca de 80% o número de cargos e despesas, ou seja, passando de 41 para seis cargos e de um custo mensal de R$ 87 mil para apenas R$ 18 mil.
Além disso, o IPMM elegeu e empossou o primeiro Conselho de Administração (Conad) do órgão, formado por representantes dos funcionários públicos (ativos e inativos) e dos Poderes Executivo e Legislativo municipais.