BRASIL
Luiz Inácio Lula da Silva, de 77 anos, tomou posse como presidente da República, neste domingo, dia 1º , na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Este é o terceiro mandato de Lula como presidente. Durante seu discurso no Congresso Nacional, o presidente disse que os diretos e interesses da população, o fortalecimento da democracia e a retomada da soberania nacional serão os pilares do seu novo governo. “Nenhuma nação se ergueu nem poderá se erguer sobre a miséria de seu povo”, disse.
“Este compromisso começa pela garantia de um Programa Bolsa Família renovado, mais forte e mais justo, para atender a quem mais necessita. Nossas primeiras ações visam a resgatar da fome 33 milhões de pessoas e resgatar da pobreza mais de 100 milhões de brasileiras e brasileiros, que suportaram a mais dura carga do projeto de destruição nacional que hoje se encerra”, completou o presidente.
Após quase duas horas no Congresso, o presidente empossado e o vice-presidente Geraldo Alckmin deixaram o Parlamento e seguiram para o Palácio do Planalto, onde subiram a rampa e receberam a faixa presidencial entregue por representantes do povo brasileiro.
A cerimônia de posse no Congresso começou às 14h45 e acabou às 16h04. Logo após o fim do evento, Lula recebeu cumprimentos de parlamentares e de convidados, inclusive um abraço do ex-presidente e ex-senador José Sarney.