PINHEIRAL
Visando fomentar e incentivar o trabalho dos artesãos da cidade, a prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer, Juventude e Turismo (Semecult), reabre na próxima quinta-feira, dia 5, a loja do artesão (antiga Estação Ferroviária). A loja é um espaço cedido de forma gratuita para a exposição e venda de produtos dos artesãos, visando aquecer a arte no município, gerar renda e atrair o turismo.
Atualmente Pinheiral possui mais de 80 artesãos cadastrados. A loja do artesão funcionará de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Os artesãos que já são cadastrados podem ser integrantes da loja de forma gratuita e com toda a estrutura cedida pela prefeitura. Os que desejarem se inscrever, devem procurar a Semecult, localizada na Rua Justino Ribeiro, nº228, de segunda à sexta-feira, das 9 às 12 horas e 14 às 16 horas.
A diretora de cultura Tânia Amorim, destaca a importância da reabertura do local para o grupo de artesãos e para toda a cidade. “Neste dia cinco reabriremos a loja do artesão, que fica localizada na antiga estação ferroviária. É com grande satisfação que estamos dando segmento a este projeto, pois lembrando que foi a primeira inauguração feita no governo do Prefeito Ednardo Barbosa. Neste espaço o artesão tem a oportunidade de colocar seus produtos e vender, sem ter nenhum gasto. A estrutura fornecida é oferecida pela prefeitura, as artesãs se organizam em sistema de rodízio para que esteja sempre aberta, qualquer artesão que esteja cadastrado no município de Pinheiral, tem o espaço liberado para exposição de seus produtos”, disse a diretora, acrescentando que quem quiser se cadastrar como artesão, basta comparecer a Secretaria de Cultura na sede da prefeitura, nos horários de atendimento.
Para a artesã, Paula Maria, a loja é uma maneira de atrair visitantes para conhecer os produtos em exposição. “A reabertura da loja do artesão é muito importante devido a visibilidade que temos na cidade. Sabemos que o artesanato faz parte da cultura de Pinheiral e essa reabertura vai nos proporcionar expor e vender nossos produtos todos os dias. Agradecemos a prefeitura e a secretaria de cultura pelo apoio”, destaca a artesã.