SUL FLUMINENSE
O número de filiados a partidos políticos com idades entre 16 e 24 anos caiu 14% um ano após as eleições do ano passado. Segundo estatísticas divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), eles são 1% do eleitorado, ou seja, pouco mais de 170 mil pessoas compõem esse grupo. Os dados foram atualizados no mês de outubro.
Dentre as estatísticas, a presença de mulheres nos partidos é bastante inferior ao esperado para o gênero, que representa 53% do eleitorado nacional. São atualmente 82 milhões de mulheres no cadastro da Justiça Eleitoral, mas em partidos elas correspondem a menos da metade dos filiados, 46%, ou seja, 7,3 milhões. Os homens filiados somam 8.524.714
No total são mais de 15 milhões de pessoas filiadas a partidos políticos no Brasil. A legenda com maior número de filiados é o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), com, aproximadamente, 2 milhões, seguida pelo Partido dos Trabalhadores (PT), que tem 1,6 milhão, pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), que contabiliza 1,3 milhão, e pelo Progressistas (PP), com 1,2 milhão.
Além dessas, outras três agremiações registraram mais de 1 milhão de filiados: Partido Democrático Trabalhista (PDT), União Brasil e Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Somados, esses sete partidos concentram 59,6% do eleitorado filiado. Em contrapartida, os sete com menos associados reúnem, ao todo, 117 mil filiações. O Partido Social Cristão (PSC) tem apenas 31 filiados, o menor número entre todas as 30 legendas registradas junto ao TSE. Em termos proporcionais, as siglas com maior representação feminina são o MDB, com 13% de filiadas, seguida pelo PT, com 10,33%, e pelo PSDB, com 8,34%.
Outro dado que chama atenção é o tempo de filiação partidária, que mostra que sete a cada dez pessoas com filiação partidária mantêm o vínculo com a legenda há mais de dez anos – cerca de 11 milhões de filiados estão nesse grupo; pelo menos 2,2 milhões de eleitores estão inscritos em agremiações partidárias por um período entre cinco e dez anos; e apenas 2% estão filiados há menos de um ano.
Além dos que têm ideologia partidária e decidem se filiar, a filiação é um requisito fundamental para disputar uma eleição. Nesse caso, a filiação deve ocorrer com no mínimo seis meses antes da data fixada para o pleito.