VOLTA REDONDA
A Câmara de Vereadores de Volta Redonda promulgou, nesta semana, mais uma lei de iniciativa do vereador Hálison Vitorino (Republicanos). Desta vez, trata-se da Lei 6416 cria o “Abril Azul”, mês de incentivo a realização de diversas ações de esclarecimento sobre o autismo. A data passa a fazer parte do Calendário Oficial de Eventos do Município de Volta Redonda.
Pela lei, o Abril Azul deverá ser dedicado ao estímulo e adesão da sociedade nas discussões a respeito do Transtorno do Espectro Autista (TEA), O período deverá ser dedicado ainda a atividades educativas, com foco no TEA, buscando a conscientização da sociedade. “ A campanha visa impulsionar o compromisso político e a cooperação institucional a favor de investimentos nos setores sociais, educacionais, da saúde e laborais das pessoas com o transtorno”, explicou o parlamentar.
UM CASO DE AUTISMO A CADA 110 PESSOAS NO MUNDO
O vereador destacou que, segundo pesquisas realizadas em diversos países, registra-se um caso de autismo a cada 110 pessoas. Dessa forma, estima-se que o Brasil, com seus 200 milhões de habitantes, possua cerca de 2 milhões de autistas. O autismo é um transtorno global do desenvolvimento que compromete de modo significativo três áreas importantes: a comunicação, a socialização e o comportamento.
Hálison lembrou que, as pessoas com Transtorno do Espectro Autista não têm características físicas ou traços de fisionomia atípicos, que possam caracterizá-los. A criança ou adolescente pode ser interpretado como “mal-educado” e esse tipo de preconceito precisa ser desmistificado. A importância da conscientização, de acordo com o parlamenta, está na possibilidade de a pessoa com autismo receber estímulos e intervenções adequadas, melhorando seu desenvolvimento e, consequentemente, sua qualidade de vida e de seus familiares.