ITATIAIA
O plenário da Câmara de Vereadores aprovou indicações e projeto de lei visando melhorias no atendimento médico às crianças do município. O vereador José Adelson Rodrigues de Oliveira, o Toroca (PSB) solicitou ao Poder Executivo a implantação de uma clínica pediátrica no Hospital Municipal Manoel Martins de Barros. Já o presidente da Câmara de Vereadores, Vander Leite Gomes, teve aprovado o projeto de Lei n.º141C/2017, que reivindica a criação de uma ala infantil visando implantação de programas de entretenimento para as crianças internadas na unidade de saúde. Enquanto que o vereador João Márcio Albino da Silva (PRB) pediu a construção e um Hospital Municipal. As propostas foram aprovadas por unanimidade e encaminhadas para análise do prefeito Eduardo Guedes da Silva, o Dudu (PMDB).
Na indicação N.º 896/2017, o vereador Toroca pede ao Executivo a implantação de uma clínica pediátrica no Hospital Municipal Manoel de Barros. “A presente propositura visa oferecer um atendimento especializado e mais apropriado às crianças do município. Temos que lembrar que atualmente o atendimento acontece juntamente com os adultos. Por ser um local de vários tipos de atendimento as crianças ficam muito expostas”, justifica o parlamentar.
Já o vereador Vander Leite Gomes, solicitou a criação de uma ala infantil visando implantação de programas de entretenimento para as crianças internadas na unidade de saúde. No projeto, o parlamentar destaca que na ala infantil poderão ser implantados programas de entretenimento para os pacientes, através de parcerias ou convênios com empresas, ONG’s ou entidades especializadas neste tipo de divertimento infantil, com apresentações de palhaços, mágicos, fantoches, contadores de histórias e outros congêneres. “A rotina das crianças que aguardam atendimento pediátrico ou as internadas em um hospital é penosa, já que, além de suportarem a dor e procedimentos incômodos, têm que se enquadrar às normas do hospital. Com o objetivo de amenizar um pouco o sofrimento das crianças que aguardam atendimento pediátrico ou são internadas para tratamento, peço que a Prefeitura crie esta ala infantil. Desta forma, as crianças serão retiradas do ambiente comum de um hospital e colocadas em um local adequado, com visual mais alegre e com atividades que proporcione distração e diversão”, ressalta o presidente da mesa diretora, acrescentando que de acordo com especialistas, o período de internação causa grande estresse, tristeza e dificulta o atendimento dessas crianças. “Com esta dinâmica e em um local mais lúdico, a unidade de saúde vai proporcionar períodos de alegria e distração, estes pequenos pacientes poderão esquecer, por algumas horas, seus sofrimentos. Esta atitude pode contribuir para melhorar a receptividade ao tratamento, sendo este um projeto de grande relevância social”, destaca.
HOSPITAL INFANTIL
Enquanto que o vereador João Márcio, reivindicou a administração municipal, na indicação N.° 22/2017, a construção de Hospital Infantil no município. Ele argumenta que a cidade tem crescido ao longo dos anos, aumentando consideravelmente a população infantil, cabendo a adequação do atendimento na área da saúde. “É necessária a construção de um Hospital Infantil porque trata do bem estar das crianças que são as maiores preocupações dos pais. Cuidar da saúde dos nossos filhos implica numa série de melhorias que se estendem por toda uma geração, com a construção de um Hospital da Criança, o tratamento pediátrico no município se tornará uma referência não somente em Itatiaia, mas em todo o país”, apontou o parlamentar, informando que tem sido procurado por moradores que usam o serviço público de saúde e relatam a necessidade de um hospital com atendimento especializado para crianças.
“Fazendo uma avaliação mais criteriosa do pedido, pude perceber que a reivindicação é realmente necessária, pois muitas vezes as crianças são expostas a vírus de adultos, pois dividem internação em hospitais não preparados para recebê-los”, completa.