>
renascer ead digital

Leão Amigo: Contribuintes de Barra Mansa podem doar parte do Imposto de Renda para fundos assistenciais

Por Franciele Aleixo
whatsapp image 2025 04 03 at 15.09.30
728x90 seguranca

BARRA MANSA


Os contribuintes que realizarem a entrega da Declaração do Imposto de Renda neste ano podem destinar parte do valor aos fundos municipais de assistência a idosos, crianças e adolescentes de Barra Mansa, sem qualquer custo adicional. A ação faz parte das campanhas ‘Leão Amigo do Idoso’ e ‘Leão Amigo da Criança e do Adolescente’, uma iniciativa coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI). São permitidas doações de pessoas físicas e jurídicas.
Joseane Ricarte, secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, enfatizou que esses recursos desempenham um papel importante para o fortalecimento dos conselhos municipais, além de estimular o engajamento social de moradores e empresas.
– As campanhas Leão Amigo do Idoso e Leão Amigo da Criança e do Adolescente são uma forma direta e segura de transformar parte do imposto de renda em investimentos reais na nossa cidade. Esses recursos contribuem para o fortalecimento de projetos sociais que cuidam de quem mais precisa — nossos idosos, crianças e adolescentes. É um gesto simples, que não gera custo adicional ao contribuinte, mas faz toda a diferença na vida de muita gente. Contamos com o apoio da população e dos contadores para que mais pessoas façam essa destinação e ajudem a construir uma Barra Mansa mais justa e solidária – disse a secretária.
Para realizar a doação, os contribuintes e contadores precisam acessar o site da Receita Federal (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/download/pgd), onde também é possível baixar um aplicativo para realizar a entrega da declaração. A própria plataforma calcula o valor máximo que pode ser doado. A lista dos fundos que podem receber o dinheiro do contribuinte aparece no próprio programa gerador da declaração, mas não é possível doar para uma entidade específica.
Quem entrega a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) no modelo Completo pode escolher o destino de até 6% do imposto devido, sendo permitido 3% para fundos da criança e do adolescente e 3% para o fundo dos idosos. A destinação pode ser feita de duas formas: doando um valor ao fundo de sua preferência e lançando esta doação como uma dedução no próximo IRPF; ou na própria declaração. Já a declaração Simplificada não contempla essa possibilidade.
Para as pessoas jurídicas, o limite permitido na doação é de 1%, com base no lucro real.
Em caso de dúvidas sobre o assunto, o contato com a Secretaria de Assistência Social pode ser feito pelo telefone: (24) 3512-7692. A sede da Pasta está localizada na Rua Oscar da Silva Marins, 252, no Centro.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos