ITATIAIA
O Setor de Imunização iniciou nesta quarta-feira, dia 23, a vacinação das lactantes que estão amamentando até 12 meses contra a Covid-19. As mães já podem ir à Policlínica Municipal, localizada no Centro da cidade, no período das 9h30min às 11 horas e das 13 horas às 15h30min. Para a imunização, as gestantes devem apresentar a certidão de nascimento do bebê, comprovante de residência, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), CPF e RG.
A coordenadora de Imunização de Itatiaia, Andrea Millen falou sobre a vacinação das lactantes. “Segundo o Ministério da Saúde, não há contraindicação na vacinação de lactantes e nem necessidade de interrupção do aleitamento materno. Assim como não há contraindicação de doação de leite materno”, explicou Andrea.
As gestantes e puérperas com até 45 dias pós-parto com ou sem comorbidades devem ficar atentas ao calendário de vacinação. A imunização acontece no próximo dia 29, às 10h30min, também na Policlínica Municipal.
De acordo com o Plano de Operacionalização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde, as gestantes e puérperas devem apresentar prescrição médica, após avaliação individualizada de risco benefício da vacina. Para receber a dose é preciso apresentar os mesmos documentos pedidos para a vacinação das lactantes.
ENTREGA DE KITS DE ALIMENTOS
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos iniciou a distribuição dos kits de alimentos arrecadados na “Campanha Solidária”, realizada em parceria com a Secretaria de Saúde, nos postos de vacinação do município. Até o momento foram arrecadados cerca de 75 quilos de alimentos que estão sendo direcionados a dez famílias em situação de vulnerabilidade social.
De acordo com a Secretaria, os kits foram montados com os alimentos doados, sendo adicionados apenas itens de higiene pessoal e álcool em gel, para também auxiliar nesse momento de pandemia. Todos os kits estão sendo entregues com uma mensagem de esperança no intuito de que cada família ao receber, possa sentir que o objetivo é cada um contribuir um pouco para que juntos todos possam passar por esse momento difícil de pandemia.
A campanha de arrecadação de alimentos segue acontecendo nos postos de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde.