O último final de semana, devido ao feriado de 7 de setembro, proporcionou três dias de folga para muitas pessoas. Mas para o atleta barra-mansense, Guilherme Katraquinha, da equipe EspaçoBike.com, o período foi de muita adrenalina, já que o menino de apenas 12 anos participou da Volta da Juventude Zona da Mata de Ciclismo, disputada de 7 a 9 de setembro, em Rio Preto (MG). Ele garantiu a segunda colocação na classificação geral da competição.
Nos três dias de prova, Katraquinha, que competiu na categoria Sub-15, percorrendo 73 quilômetros. No primeiro dia, foram 32 quilômetros de estrada em terreno plano. O segundo foi de nove quilômetros com trechos de estrada e de montanha. E no último dia de competição foram mais 32 quilômetros de estrada com subidas, decidas e alguns trechos planos.
Em entrevista ao A VOZ DA CIDADE, o atleta comentou sobre a prova. “O primeiro dia foi um tipo de percurso que estou mais acostumado. Minhas horas de treinos foram compatíveis, porém meus adversários eram mais velhos, mais fortes do que eu e com mais experiência e mesmo assim garanti o terceiro lugar. O segundo dia, foi uma prova bem curta, no entanto, bastante complicada, já que foram nove quilômetros de estrada e montanha, inclinação bastante forte e como adoro subidas, obtive um destaque maior e conquistei a segunda colocação. Já o último dia, a prova foi longa, pois voltamos a pedalar os 32 quilômetros de estrada”, comentou o ciclista informando como é computada a classificação geral.
“A classificação geral só e feita se o atleta participar das três etapas. Ou seja, os três dias de competição, se o ciclista não participar de uma ou outra etapa, está automaticamente desclassificado”, comentou.
Falando sobre sua participação na competição, Katraquinha disse estar muito satisfeito com sua colocação. “Acho que fui bem, competi com atletas mais velhos e mais experientes. Gostei muito da prova, com ela aprendi muita coisa que ainda não sabia. A experiência desta prova me fez aprender muito. O fato de eu ter 12 anos e os outros atletas serem mais velhos, ainda não estou no mesmo nível físico que eles, mas na parte competitiva, acho que não estou muito distante”, avaliou Guilherme revelando que intensificará alguns aspectos técnicos visando compensar um pouco mais a diferença física entre ele e seus adversários.
Katraquina falou ainda sobre o seu próximo desafio, que será já no próximo fim de semana, quando disputará o Iron Bike Brasil 2018, na cidade de Mariana (MG) de 14 a 16 de setembro. “A segunda-feira foi de folga, para descansar a musculatura e aproveitar para, junto com meu pai, que é o meu treinador, traçar o meu plano de treinamento visando à disputa desta competição que será bastante forte e a nível internacional. No primeiro dia serão 61 quilômetros e no segundo dia mais 51, ou seja, percorrerei em dois dias, 112 quilômetros, sendo assim, terei que estar muito bem preparado fisicamente e psicologicamente”, comentou o atleta, que retomou a rotina de treinamentos nesta terça-feira, dia 11.