PARATY
O Museu Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro, exibe até o próximo dia 12 de abril a exposição ‘O Paradisíaco Mundo de Julio Paraty’. A mostra reúne 40 obras, das mais de três mil produzidas pelo artista paratiense.
O curador da mostra, o cineasta Luis Carlos Lacerda, destaca que a exposição mostra a evolução do artista. “Esta retrospectiva nos permitirá acompanhar a evolução de seu percurso, dos primeiros trabalhos onde a presença de blocos compactos forma a narrativa da tela, ao povoamento riquíssimo de seus espaços por uma multidão de personagens coadjuvantes, ações paralelas ao tema principal, pequenas telas dentro daquilo que retrata, numa inquietação que habita o mundo e o atelier dos grandes artistas”, cita.
Julio Paraty tem um estilo Näif característico que pode ser apreciado em muitas obras que embelezam casas e estabelecimentos de Paraty. Seu talento foi descoberto e incentivado pela pintora modernista Djanira, que morou em Paraty.
Para quem não pode visitar a exposição no Rio de Janeiro, pode conhecer um pouco de seu trabalho na exposição ‘Festas de Paraty’ que está na Casa da Cultura de Paraty. A exposição conta com o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.
No Rio de Janeiro a exposição pode ser vista na Sala Chaves Pinheiro e Ubi Bava, localizada na Avenida Rio Branco, 199 – Cinelândia. De segunda a sexta das 10/18 horas; sábados, domingos e feriados das 12 às 17 horas. A exposição ‘Festas de Paraty’, está no Salão Nobre da Cultura de Paraty podendo ser vista de terça a sábado, das 11 às 19 horas e aos domingos, das 15 às 19 horas, a entrada é franca.