Jovem de 30 anos perde quase 70 quilos fazendo exercícios

0

BARRA MANSA
A obesidade no país atinge um a cada cinco brasileiros hoje, segundo levantamento do Ministério da Saúde. Já a resistência em se fazer dietas e exercícios físicos tem feito com que o número de cirurgias bariátricas tenha, nos último dois anos, apresentando um aumento de 20% nas procuras – 100 mil por ano só no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica. O A VOZ DA CIDADE de hoje vai contar a história do jovem Rodrigo da Silva Moraes, de 30 anos, morador de Barra Mansa que vai na contramão dessas afirmações. Ele pesava a menos de dois anos mais de 167 quilos, tendo todo o perfil de uma pessoa apta para o procedimento cirúrgico de redução de estômago. Contudo, Rodrigo, hoje com quase 70 quilos a menos, é exemplo de superação, conseguindo eliminar parte de seu peso com mudanças de hábito.
Durante a semana, um vídeo contando a história de Rodrigo teve, até o fechamento desta edição, mais de 30 mil visualizações no Facebook. O A VOZ DA CIDADE conversou com o jovem na tarde de ontem, que contou um pouco da sua história. “Era uma criança magra e depois dos seis anos comecei a ganhar peso. Aos 17 anos eu pesava 133 quilos cursando o Ensino Médio. Não sofria preconceito dos outros garotos, até porque nunca fui intimidado pelo meu peso. Porém, com o passar dos anos, já não conseguia mais fazer coisas do dia a dia, como passar em uma roleta de ônibus e amarrar os meus tênis. Foi aí que decidi mudar a minha vida”, lembrou.
Segundo Rodrigo, ele pediu ajuda aos pais e contou que gostaria de procurar um profissional antes de optar por uma cirurgia. “Eu queria tentar. Não queria já chegar e ir fazendo a cirurgia. Foi o quer fiz. Procurei uma nutricionista e comecei uma dieta e caminhadas no Parque Centenário. Nos quatro primeiros meses perdi 33 quilos, o que me deixou muito animado”, contou o morador do Centro.
Com a perda de massa magra, Rodrigo precisava também ganhar músculos. Foi aí que ele começou o segundo passo. “Comecei a malhar e tem um ano e nove meses que me exercito. Ao todo já perdi quase 70 quilos e hoje estou com 98 e minha meta é até o final do ano perder mais dez quilos”, disse Rodrigo, que conta que antes da dieta usava calça de número 60 e camisa G3.
O jovem, que malha de segunda a sábado, cerca de duas horas por dia, explica que o primeiro passo dele foi mudar o seu jeito de pensar. “A pessoa tem que querer. É difícil, terão os deslizes, mas não podemos desistir. Hoje a minha vida voltou ao normal. Entro pela porta da frente do ônibus e consigo cruzar as minhas pernas. É possível mudar, mas o desejo tem que vir de você”, sugeriu o Químico.
O professor de Educação Física, Fabrício Estevam da Silva, de 25 anos, elogia a determinação do aluno. “Quando o vi aqui na academia pela primeira vez não achei que ele fosse voltar. Mas ele é determinado e optou por ter uma melhor qualidade de vida. Conheço pessoas que não têm a mesma disposição que ele, Rodrigo é um exemplo”, destacou o instrutor. “A pessoa precisa ter motivação. E ele tem de sobra. É um belo exemplo a ser seguido já que provou que é possível mudar”, finalizou Fabrício.

Comentários estão fechados.