RESENDE
A Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) sedia, nesta quarta e quinta-feira, dias 10 e 11, a Jornada Pós-Carreira Militar, evento inédito na região voltado à transição de militares para o mercado de trabalho civil. A iniciativa é promovida pela Academia, Estácio Resende e Instituto Nacional de Orientação Profissional (INNOP), em parceria com as prefeituras de Resende e Itatiaia, por meio das secretarias municipais de Indústria e Comércio e de Desenvolvimento Econômico.
A Jornada destaca a importância da reinserção profissional de militares que encerram suas atividades, oferecendo suporte, orientação e acesso a oportunidades que podem redefinir trajetórias e movimentar o mercado de trabalho local.
A programação inclui palestras, workshops, painel com vagas de emprego, sessões de entrevistas e interação direta com setores de Recursos Humanos de diversas empresas instaladas no Sul Fluminense. O objetivo é conectar militares reservistas e veteranos às oportunidades civis, em áreas como alimentação, mecânica, logística, tecnologia da informação, gestão, saúde, segurança e outros segmentos em expansão.
Segundo o diretor da Estácio Resende, Arthur Rosas, o evento nasce para impulsionar talentos e fortalecer a economia local. “Este evento inédito na região fará a conexão entre o potencial de militares reservistas e veteranos e o mercado de trabalho civil, nas mais diversas áreas. Quando um militar encerra seu vínculo com as Forças Armadas, carrega com ele diversas habilidades adquiridas neste meio, que quando bem traduzidas para o mercado civil se tornam grandes competências. Muitos soldados, cabos, sargentos e tenentes técnicos temporários dão baixa no Exército com 25 ou 35 anos, ou seja, são jovens com competências técnicas e socioemocionais diferenciadas que precisarão de apoio na transição de carreira”, afirmou Rosas. Para ele, participar da iniciativa é também investir diretamente no desenvolvimento regional.