BARRA MANSA
Integrantes da Brigada Voluntária de Barra Mansa realizaram na manhã desta terça-feira, dia 3, uma captura de jacaré de pequeno porte. De acordo com a equipe de fiscalização, o animal foi encontrado por moradores de uma casa, em uma área de sítio e chácaras, na altura da estrada do Cafarnaum, que fica localizada próxima ao bairro Santa Clara.
O secretário de Meio Ambiente, Rodrigo Viana, frisou que de imediato o profissional fez a captura do animal para evitar risco de atropelamento.
“Após o resgate, foi feito o contato com a Secretaria de Meio Ambientes, que por sua vez levou o animal ao Zoológico de Volta Redonda para cuidados e possível reinserção à natureza. A captura adequada desse animal evita riscos à população e propicia a preservação da nossa fauna. Por esse motivo, sempre que em contato com animais silvestres, a população deve fazer contato com o Corpo de Bombeiros ou com a Secretaria de Meio Ambiente”, salientou.
Segundo o coordenador da Brigada Voluntária, Denilson Sicupira, o jacaré tem importância ecológica na manutenção do equilíbrio ambiental e é muito importante manusear o resgate de forma correta. “É um jacaré de pequeno porte capturado na entrada de um sítio com criações de vaca na estrada do Cafarnaum. Automaticamente, o responsável pela propriedade acionou a Brigada Voluntária, onde rapidamente fizemos a captura do animal da forma correta, conforme instruções e orientações que também aplicamos no nosso curso”, explicou
A Brigada Voluntária faz parte Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SMMADS) e o contato pode ser feito pelos telefones (24) 2106 – 3406 e (24) 9 8813 – 6722.