ITATIAIA
Itatiaia segue vacinando profissionais de saúde, idosos acima de 80 anos e pessoas com deficiência institucionalizadas, contra a Covid-19. Esta semana, a equipe de imunização fez a vacinação dos idosos com mais de 80 anos, que estão acamados, na área central, em Penedo e em Maromba. Na quinta-feira, dia 11, o município recebeu mais 240 doses da CoronaVac.
De acordo com o setor de Imunização, 40 doses serão utilizadas para o reforço na imunização (segunda dose) dos profissionais de saúde que já receberam a primeira dose e 200 serão utilizadas para finalizar a imunização dos idosos acima de 80 anos, além de garantir imunização a motoristas de ambulância, profissionais da clínica de fisioterapia, da farmácia central e do hospital municipal e ainda de quatro funcionários do cemitério municipal. “Na próxima semana, após o feriado prolongado, vamos continuar vacinando idosos acima de 80 anos e profissionais de saúde da linha de frente. O idoso que precisar receber a dose em casa e não está cadastrado no Programa Melhor em Casa, deve entrar em contato com o posto de saúde referente ao seu bairro o quanto antes para agendar a aplicação da vacina”, explicou Andréa.
A coordenadora afirmou ainda que aguarda as determinações do Ministério da Saúde para as próximas fases. “Estamos à frente, sendo um dos primeiros municípios no Estado a atender o público acima de 80 anos. A maioria dos municípios está começando acima de 90 ou 85 anos. E estamos muito satisfeitos em poder contemplar essa faixa etária. De acordo com o número de doses que formos recebendo e os novos grupos forem determinados pelo Ministério da Saúde, nós vamos começar a imunizar, com muita responsabilidade e transparência”, declarou.
Itatiaia iniciou a vacinação contra Covid-19 no dia 20 de janeiro e até o momento, imunizou 760 moradores, sendo sete pacientes da Residência Terapêutica, 13 pacientes do Centro de Recuperação de Itatiaia (CRI), 248 profissionais de saúde da linha de frente e 492 idosos acima de 80 anos.
ATENDIMENTO PARA A VACINAÇÃO
Os idosos, acima de 80 anos, estão sendo vacinados na Policlínica Municipal, no Centro, das 9 às 16h30min. Para a vacinação, a Secretaria de Saúde pede que os idosos tragam o CPF, o cartão do SUS, um comprovante de residência e a carteirinha de vacinação, se possuir.
Os moradores dentro desta faixa etária que tenham dificuldade de locomoção poderão ser vacinados em veículos, no sistema drive-thru na frente da unidade de saúde. aso o idoso maior de 80 anos esteja sob prescrição de medicamentos controlados ou fazendo quimioterapia, precisará de avaliação de seu médico para ser vacinado.
Se o idoso já contraiu a Covid-19, precisa se apresentar 30 dias após o diagnóstico da doença. Caso, no momento da vacinação, o munícipe apresente febre ou estados gripais, não será vacinado nessa oportunidade.