Itatiaia realiza desfile cívico em comemoração aos 33 anos de emancipação político-administrativa do município

Por Franciele Aleixo

ITATIAIA

Para marcar as comemorações dos 33 anos de emancipação político-administrativa do município. Um grande desfile cívico foi realizado nesta quarta-feira, dia 1. Ao todo 25 escolas, entre públicas e privadas, participaram do evento que contou com a presença de bandas e fanfarras.

Além do momento cívico, para marcar a data, a prefeitura realiza uma série de atividades, como o festival ‘Rock and Trucks’ e a entrega da revitalização da Praça Mariana Rocha Leão.

De acordo com o prefeito Irineu Nogueira, são dois meses de governo de muita demanda reprimida. “Encontramos a casa bem bagunçada, é uma tarefa árdua arrumar tudo, mas quem quer, faz. O primeiro passo é organizar as prioridades como educação, saúde e saneamento básicos. São os pilares do município. É preciso dar um choque de realidade e muitas cosias já estão em andamento e vamos começar a entregar obras que estava paradas e que são fundamentais para o desenvolvimento de Itatiaia”.

Presente no evento, o secretário de Saúde, Leonardo dos Santos Tavares de Melo, ressalta que é preciso zerar as filas de tomografia e ultrassom, além das cirurgias eletivas. “Hoje a nossa meta é zerar filas, através de uma parceria com a prefeitura de Resende, estamos adiantando as tomografias. Nesta semana, recebemos a sonda linear que estava queimada há anos e agra vamos começar a fazer andar a fila do ultrassom. Com tudo isso, reduzimos os exames laboratoriais e as cirurgias eletivas”, destaca.

Outro ponto citado pelo secretário é a reforma do hospital municipal Manuel Martins de Barros. “Estamos em fase de adequação do projeto e liberação dos recursos junto ao Estado para reformar, ampliar e equipar o hospital. Na medicina não pode fazer coisas de qualquer jeito, são vidas em risco”, avalia o secretário.

POLOS DA FIA E DA FUNDAÇÃO LEÃO XII

Ainda comemorando o aniversário,a a prefeitura inaugurou os polos da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA) e da Fundação Leão XIII. Segundo a consultora especial de projetos para a Assistência Social, Simone Barbosa, as unidades vão funcionar no prédio anexo à sede da Secretaria de Habitação, Regularização Fundiária e Agricultura, na Rua Vitória Sócrates, n° 156, no bairro Vila Martins.

No Polo da Fundação para a Infância e Adolescência serão disponibilizados os Programas de Atenção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência e o de Trabalho Protegido na Adolescência.  O primeiro desenvolve ações essencialmente dirigidas ao atendimento de crianças e adolescentes em situação de violência física, psicológica, negligência, abandono e abuso sexual no âmbito familiar. O segundo oferece ao adolescente a oportunidade de inserção no mundo do trabalho, por meio das articulações e parcerias promovidas pela FIA com instituições públicas e privadas.

No polo da Fundação Leão XIII, o cidadão poderá ter orientações sobre a emissão da Carteira de Trabalho digital e sobre a Identificação Civil para Pessoas em Situação de Rua, com emissão gratuita de segunda via da carteira de identidade e outros documentos, além de isenção de documentos.

 

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos