ITATIAIA
Quatorze enxadristas, alunos que participam do Itachess, projeto de xadrez da Secretaria de Educação, representaram a cidade em uma competição nacional, no último fim de semana, em Volta Redonda.
Dentre os estudantes de Itatiaia que disputaram o I Summer Chess Festival, José Leônidas Diniz, foi campeão na categoria Sub-12, Rael Correa obteve o terceiro lugar, no Sub-14, enquanto Matheus Rangel ficou em terceiro, no Sub-16.
O evento, promovido pelo Clube dos Funcionários, de Volta Redonda, em parceria com a Coordenadoria Geral de Xadrez da Região Sul Fluminense, reuniu participantes de diversas cidades, como Itatiaia, Resende, Volta Redonda, Petrópolis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Nova Friburgo, Rio de Janeiro, Juiz de Fora, Sorocaba e São Paulo. “É importante destacar a receptividade que o Clube dos Funcionários proporcionou aos atletas de Itatiaia. Foi uma acolhida carinhosa”, afirma o professor Makyl Ângelo, coordenador do Itachess.
Participam do projeto de Itatiaia, atualmente, 21 alunos da rede municipal de ensino. A iniciativa ensina xadrez a estudantes da rede municipal desde outubro passado. “As aulas acontecem no Colégio Municipal Ana Elisa Lisboa Gregori, no bairro Campo Alegre, as segundas, terças e quintas, entre 18 horas e 20h15min, e são abertas a todos os estudantes da rede municipal. Para se inscrever, basta o aluno ir ao local do projeto, em dias em que as aulas acontecem, com um responsável, para preencher a ficha de inscrição”, explicou o coordenador.
“A Secretaria de Educação está ampliando o projeto e a partir da próxima semana um novo polo será aberto no Colégio Municipal Ottorino Zanon, em Penedo. As aulas, ainda sem dias definidos, serão à noite. A Prefeitura de Itatiaia deu suporte no transporte dos 14 enxadristas e custeou a inscrição de toda a equipe. O próximo torneio será o Rio Chess Open, em Copacabana, no Rio, entre 2 a 77 de maio. A Federação de Xadrez do Rio de Janeiro anunciou a realização de um torneio regional em Penedo, nos dias 3 e 4 de junho, com a participação de diversas cidades do Estado”, salienta Makyl.
O professor destacou que a prática do xadrez vem ganhando espaço em Itatiaia, com muitos jovens procurando informações sobre o projeto. Segundo ele, os pais estão satisfeitos com a participação dos filhos no Itachess. “O xadrez potencializa muito o raciocínio lógico, desenvolve a capacidade de concentração, observação, reflexão e de análise de problemas, além de ser fundamental para a construção do conceito da matemática”.