ITATIAIA
Começou nesta quarta-feira, dia 22, a vacinação contra a dengue no município. Segundo a Secretaria de Saúde, inicialmente, a cidade recebeu 480 doses do imunizante, que serão ministradas no público-alvo da campanha, composto por crianças e adolescentes de dez a 14 anos. O Ministério da saúde definiu esta faixa etária por ser a que concentra o maior número de hospitalização por dengue, depois de pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Anvisa em razão da ausência de estudos clínicos.
De acordo com a Coordenadoria Municipal de Imunização, pais ou responsáveis devem comparecer com documento de identificação e a caderneta de vacinação. Caso a criança ou adolescente tenha sido diagnosticada com dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal.
Para a aplicação desta vacina, segundo a Coordenadoria Municipal de Imunização, a equipe passou por um treinamento. “A vacina tem aplicação subcutânea e o esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas”, explica a responsável pelo setor, Andrea Millen.
A vacina distribuída pelo Ministério da Saúde, a Qdenga, é de fabricação japonesa, produzida pelo laboratório Takeda, e é um imunizante vivo atenuado que contém versões enfraquecidas dos quatro sorotipos do vírus causador da dengue. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a dose seja aplicada em crianças e adolescentes em locais com alta transmissão de dengue.
LOCAIS DE VACINAÇÃO
A vacinação em Itatiaia acontece em três locais. No Centro Municipal de Imunização, localizado na Avenida dos Expedicionários, número 425, próximo à sede da Secretaria de Saúde, com horário das 9 às 16 horas, de segunda a sexta-feira, sem intervalo de almoço. Na unidade de Estratégia da Família (ESF) de Penedo e Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Maromba, de 8 horas ao meio-dia e das 13 às 16 horas.