ITATIAIA
A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Saúde, informa que em Itatiaia, até o momento há cinco notificações do coronavírus, dos quais dois já foram descartados e três aguardam resultado de exame. Um plano de contingência foi elaborado por uma equipe que contou com um médico infectologista e uma enfermeira ligada à Comissão de Contenção Hospitalar, para atuar no combate ao novo Coronavírus e toma medidas urgentes, entre elas a mais rápida, conforme ficou preconizado pelo Ministério da Saúde, que é o abastecimento de suprimentos, dos medicamentos, que já foi readequado para a realização de uma compra emergencial.
No Hospital Municipal Manoel Martins de Barros está sendo implementada uma área que vai ficar na parte lateral dianteira do prédio, climatizada, para triagem e acolhimento dos pacientes que chegarem. Serão implantados ali também dois consultórios para atendimento e três leitos, caso haja necessidade de uma internação rápida. Nessa mesma área haverá um espaço de circulação e a abertura na frente do hospital de mais dois leitos com ventilação, ou seja, com respirador, local onde havia uma obra que foi parada temporariamente, ficará então uma sala de estabilização.
O secretário de Saúde de Itatiaia, Carlos Magno, reitera que com todas as ações que estão sendo tomadas, o Município está preparado. “Nós já temos dois leitos atrás e agora a gente vai ter mais dois leitos para o respirador na frente, com isso a gente já vai ter implantado quatro salas com respirador, como unidade de estabilização”, disse. Outras medidas também foram tomadas pela Secretaria de Saúde, como o cancelamento de transferência de pacientes de tratamentos eletivos para outros municípios. Estão sendo feitas apenas as de urgência como aquelas para pacientes de oncologia, cirurgia cardiovascular e hemodiálise.
Os outros tratamentos feitos fora de Itatiaia estão temporariamente suspensos. Também foram canceladas as consultas de atendimento de especialidades na policlínica municipal, que passa a ter o atendimento somente de clínica médica. O secretário de Saúde relatou ainda que Itatiaia está atravessando bem este momento, mas que o importante é reiterar à população a importância do isolamento social e dos cuidados que se deve ter. “A gente tá atravessando bem esse momento. Contudo o mais importante é reiterar o isolamento social por parte da população, informamos que a máscara não protege ninguém, ela deve ser usada por quem está infectado para evitar a propagação do vírus. Se usar a máscara você não está se protegendo, mas a outra pessoa, o seu contato, mas não a você”, disse Carlos Magno.
Mais uma medida adotada pelo município foi o alinhamento com Resende. Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 19, uma reunião com os prefeitos Eduardo Guedes e Diogo Balieiro, além dos secretários de Saúde Carlos Magno e Alexandre Vieira. A meta foi traçar estratégias para o alinhamento das ações. Segundo Eduardo Guedes, o objetivo é caminhar junto. “Nós vamos estar em contato 24 horas em caso de necessidade, para alinharmos as ações, a gente vai caminhar sempre junto”, disse.
SUSPENSÃO DAS FEIRAS LIVRES
Para ajudar a conter o avanço do Novo Coronavírus a Prefeitura de Itatiaia suspendeu temporariamente a realização das feiras em todo o município. A proibição é uma das medidas do Decreto nº N°3.409 assinado pelo prefeito Eduardo Guedes.
Atualmente Itatiaia conta com duas feiras de hortifrutigranjeiros, pescados e produtos artesanais que acontecem todas as sextas-feiras na Rua Jurandir Reis, no Centro e aos sábados na Rua 39, no bairro Jardim Itatiaia. A determinação visa evitar o fluxo de pessoas para impedir a possibilidade de disseminação do Covid-19. O decreto suspende também as atividades e eventos coletivos com aglomeração de pessoas em toda a cidade, pelo prazo de 15 dias. O controle caberá a Guarda Civil Municipal.