a voz da cidade presencial 2025

Itatiaia e CEF alertam trabalhadores de áreas afetadas pelas chuvas sobre o prazo de requisição do FGTS

Por Idel Pinheiro
970x250 leaoamigo

ITATIAIA

Os trabalhadores que residem em locais prejudicados pelos temporais de março no município de Itatiaia, principalmente nas regiões de Maromba, Maringá e Penedo, podem fazer o cadastramento na Caixa Econômica Federal (CEF) requerente a liberação do seu saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O alerta é do Gabinete de Gestão de Crise criado pelo Executivo Municipal visando definir estratégias para resolver os problemas ocasionados pelas fortes chuvas que atingiram o município no início de março.

O Fundo representa a proteção do trabalhador através da abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho, a qual recebe depósitos mensais do empregador com valor equivalente a 8% do salário de cada funcionário. O saldo do FGTS é individualizado para cada trabalhador, formado pelo somatório destes depósitos mensais. Conforme legislação federal, o valor total pode ser sacado em algumas situações específicas, no caso dos moradores de Itatiaia em áreas afetadas pelas chuvas o saque é viável devido ao decreto de Situação de Emergência, estipulado pela Prefeitura de Itatiaia, em março.

Em 2004, foi adicionada à Lei 8.036, de 1990, que ampara o FGTS, a situação do saque em caso de calamidade pública ou situação de emergência. A autorização de retirada do FGTS em caso de trabalhador que resida em município em situação de emergência é uma das possibilidades, pois mediante as regras em vigor, o trabalhador brasileiro pode sacar o seu FGTS no momento da aposentadoria; quando é demitido sem justa causa; tem o contrato por tempo determinado encerrado; se foi acometido por neoplasia maligna (câncer), doença terminal; ou se o imóvel for danificado por desastre natural.

O benefício poderá ser solicitado por trabalhadores que moram especificamente nas localidades de Maromba, Maringá, Vale das Cruzes, Vale do Pavão e Vale da Grama e também em Penedo, nas localidades da Fazendinha, Vale do Ermitão, Córrego Frio, África I e II,  Jambeiro I e II, Bela Vista e Harry Bertell.


Em abril, a gerente geral da agência da CEF de Itatiaia, Marzul Aguida, e o assistente de Defesa Civil de Itatiaia, Rodrigo Rocha, definiram um sistema de agendamento em reuniões comunitárias de orientação aos moradores afetados. O atendimento dos moradores será realizado de acordo com um calendário que pode ser consultado nas Agências da Caixa Econômica Federal (CEF), no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS)  de Maringá, situado na Rua do Pingo de Mel, nº 161, na Estrada Maringá/Maromba ou  no CRAS Penedo, localizado na Rua do Médico, nº 30, Penedo.

DOCUMENTOS

Para dar entrada no benefício é preciso apresentar RG, CPF, CTPS e comprovante de residência, sendo todos originais e cópia. A CEF aceita comprovante de residência no nome do morador, documentos como a conta de luz, água, telefone, gás, extratos bancários, carnês de pagamentos, entre outros, desde que emitidos nos últimos 120 dias anteriores à decretação da emergência.

O comprovante de residência em nome do cônjuge será permitido desde que ocorra a apresentação da Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável. Segundo a CEF, o valor do saque terá o limite de R$ 6.220,00, desde que o trabalhador possua o saldo equivalente na data da solicitação e que o intervalo entre uma movimentação e outra não seja inferior a 12 meses.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos

imagem do whatsapp de 2025 05 13 à(s) 18.36.32 babfb7cf