ITATIAIA
O prefeito Irineu Nogueira (PTB) disse nesta segunda-feira, dia 14, que após tomar posse na prefeitura vai dar prioridade, neste primeiro momento, as áreas de Saúde e da Educação no município. Nogueira e o vice-prefeito, Denilson Sampaio (PSDB), foram eleitos com 47,95% dos votos, na Eleição Suplementar, ocorrida no domingo, dia 13. A equipe da assessoria jurídica de Irineu protocolou, no período da tarde desta segunda-feira, na sede da administração municipal a solicitação de transição de governo. A posse do novo prefeito deve ocorrer até o dia 4 de abril.
No período da manhã, Nogueira, concedeu entrevistas a emissoras de rádio e de TV. Ele disse que as áreas da Saúde e da Educação do município deverão ser atendidas em caráter de urgência já nas primeiras semanas de seu governo. “Itatiaia está passando por um processo de começar do zero. Itatiaia foi muito mal gerida. Vamos resgatar a confiança dos moradores com trabalho. Queremos ter hospital com médico e colégios funcionando. É o momento único para Itatiaia resgatar confiança oferecendo conforto para todas as pessoas. O nosso primeiro foco será a Saúde e a Educação”, disse o novo prefeito, acrescentando que de todas as secretarias do município não têm nenhuma que se possa elogiar. “A área da Educação está tão pior do que a Saúde. Em um ano e meio de pandemia e não arrumaram nenhuma sala de aula. É uma falta de gestão”, completou.
Irineu reafirmou seus compromissos de campanha e dissertou sobre algumas outras áreas em que pretende concentrar seus esforços ao longo dos próximos dois anos e oito meses, tempo aproximado de duração do mandato. Entre os setores, além da Saúde e da Educação, estão o Turismo, o saneamento básico, a formação de mão de obra e geração de emprego e renda, além de programas sociais às crianças e idosos. Ele também lembrou da conservação urbana e da acessibilidade em seus pronunciamentos como prefeito eleito, mas deixou claro que vai trabalhar arduamente para atender o máximo possível de demanda, uma vez que seu mandato acabou sendo encurtado em quase um ano e meio.
Já em relação ao secretariado, o novo prefeito preferiu não citar nomes. “Só posso adiantar que o critério de escolha de nomes deverá ser predominantemente técnico”, ressaltou.
TRANSIÇÃO DE GOVERNO
Também na tarde desta segunda-feira, dia 14, a assessoria jurídica do prefeito eleito Irineu Nogueira protocolou na sede da administração municipal uma solicitação de transição de governo atendendo aos mandamentos constitucionais e legais. “Isso demonstra à população “o respeito devido ao trato com a coisa pública”, informou a assessoria jurídica.
O jurídico ainda informou que a equipe está aguardando o pronunciamento do prefeito interino Thiago Moreira, o Thiaguinho, que precisa editar um decreto para dar início do governo de transição.