O município sediou, na segunda-feira, dia 11, a reunião da Instância de Governança Regional (IGR) do Vale do Café, entidade responsável por coordenar ações para o desenvolvimento turístico regional de forma integrada e sustentável. O encontro ocorreu no Centro Cultural da Fundação CSN, na Vila Santa Cecília, com a participação da diretora de Turismo da Secretaria Municipal de Turismo (SMDET), Débora Cândido, representando a Prefeitura local.
“As Instâncias de Governança Regionais (IGRs) funcionam como grupos de articulação regional, responsáveis por planejar, promover e gerenciar políticas públicas de turismo em nível coletivo”, explicou Débora Cândido.
A IGR do Vale do Café reúne representantes do poder público, setor privado e terceiro setor, com o objetivo de promover a integração regional e fomentar o turismo como ferramenta de desenvolvimento econômico e social. Durante o encontro, houve a transição de mandato e a apresentação de prestação de contas das principais ações da presidente anterior, Bhella Santos, de Barra Mansa.
Foi eleita a nova diretoria para mandato de dois anos, composta por: José Luiz Junior, secretário-executivo de Turismo de Vassouras (presidente); Renan Cruz, secretário de Turismo de Piraí (vice-presidente); Alexandre O’Reilly, subsecretário de Turismo de Paty do Alferes (diretor de Comunicação e Marketing); Ricardo Louro, secretário de Turismo de Paracambi (diretor-financeiro); Maninho, de Mendes (secretário-geral); e Débora Cândido, de Volta Redonda, na Diretoria Técnica.
“Tive a honra de assumir a presidência da IGR Vale do Café com grande apoio dos municípios integrantes e com uma missão muito importante: fortalecer cada município individualmente por meio da união de todos eles. Uma IGR forte é uma IGR unida. E é assim que queremos o Vale do Café: forte e unido, com seus 14 municípios trabalhando juntos para fortalecer o desenvolvimento do turismo no estado do Rio de Janeiro”, afirmou o presidente eleito, José Luiz Junior.
Além de Volta Redonda, participaram representantes dos municípios de Barra Mansa, Piraí, Miguel Pereira, Rio Claro, Barra do Piraí, Vassouras, Rio das Flores, Paty do Alferes, Paracambi, Pinheiral, Mendes e Engenheiro Paulo de Frontin.
IGR no turismo regional
Entre as principais atribuições da IGR do Vale do Café estão coordenar a regionalização do turismo, promovendo a identificação de atrativos, a capacitação profissional e a criação de roteiros integrados; incentivar a cooperação entre municípios para oferecer experiências turísticas mais completas e diversificadas; e fomentar o desenvolvimento econômico e social, gerando emprego, renda e fortalecendo a cultura e identidade locais.
“Além disso, a IGR do Vale do Café tem esse papel fundamental de atuar em parceria com os setores público, privado e sociedade civil, garantindo maior efetividade e alcance das ações. Essa reunião em Volta Redonda reforça esse papel estratégico na consolidação da região como destino turístico e na promoção do turismo como vetor de transformação territorial”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Volta Redonda, Sérgio Sodré.