RESENDE
No próximo domingo, dia 19, será comemorado o Dia Mundial da Fotografia. Para celebrar a data, o Museu de Arte Moderna (MAM) de Resende realizará no sábado, dia 18, às 15 horas, a oficina “O Poder da Imagem” que será ministrada pelo fotógrafo profissional Lucas Alves. A oficina acontecerá na sede do Museu, Rua Dr. Cunha Ferreira, 101, no Centro Histórico.
Serão 30 vagas disponíveis para a oficina e as inscrições podem ser feitas através do e-mail: [email protected] ou pelo telefone 3360-6155.
Lucas Alves é um velho conhecido do MAM e do público resendense. No ano passado, participou da mostra coletiva “Dizer o Indizível”, quando expôs uma fotografia da Igreja do Rosário.
Segundo a história, o dia 19 de agosto marca a invenção do daguerreótipo, o primeiro equipamento fotográfico fabricado em escala comercial e que é uma espécie de antecessor das câmeras fotográficas. Desenvolvido em 1837, por Louis Jacques Mandé Daguerre, daí o nome daguerreótipo, somente foi apresentado publicamente em 1839, mesmo ano em que o governo francês declarou o invento como domínio público.
De acordo com a museóloga e coordenadora do MAM, Tatiana Avelino, a oficina tem como objetivo discutir a influência e o poder da imagem nos dias atuais, bem como a importância de um clique em momentos comuns do nosso dia a dia. “Além disso, durante o curso, o fotógrafo também dará dicas sobre as populares selfies e, caso as condições climáticas estejam favoráveis, os participantes serão convidados a fazer fotos externas com dicas práticas sobre a arte de fotografar”, explica Tatiana.
A coordenadora salienta que, embora seja ministrada por um profissional, a oficina será destinada, basicamente, para a fotografia recreativa, motivo pelo qual a atividade é aberta para todas as pessoas que gostam de fazer registros de imagens, encarando a prática como um hobby. “Neste sentido, a oficina abordará técnicas que podem ser aplicadas em câmeras de celulares, até equipamentos semiprofissionais e profissionais”, concluiu.
TALENTO REVELADO
A fotografia também é tema de uma das oficinas oferecidas pela Fundação Confiar e que beneficia atualmente 62 estudantes da rede pública, com idade entre 14 e 17 anos. Recentemente, um dos integrantes da oficina, o aluno Jean Marcos, de 16 anos, foi contratado para fazer seu primeiro trabalho profissional, após ter uma foto de sua autoria publicada numa rede social. Durante o curso, ministrado pela fotógrafa Gleisiane Carvalho, os estudantes são incentivados a desenvolver um olhar diferenciado sobre tudo o que veem pelas lentes.