SUL FLUMINENSE
Uma excelente notícia para os professores da rede estadual de ensino. Nesta segunda-feira (26/01), a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro publicou, no Diário Oficial, a resolução que abre o processo de seleção pública interna de professores bolsistas, em estágio probatório na rede Seeduc-RJ, para atuação no Programa Bolsa Mais Professores. As inscrições vão até o dia 6 de fevereiro de 2026.
O edital visa selecionar até 157 bolsistas — professores ingressantes da Seeduc-RJ que atuam em regência de turmas no Ensino Médio — para a concessão de bolsa mensal no valor de R$ 2.100, pelo período de até 24 meses, sem possibilidade de prorrogação. A concessão está vinculada à atuação em escolas elegíveis da rede Seeduc-RJ e à realização obrigatória de curso de especialização (pós-graduação lato sensu), na modalidade a distância, oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Para ingressar no programa, os candidatos interessados deverão se inscrever, impreterivelmente, até o dia 06/02/2026, por meio do link: https://forms.gle/evAN3Hn31RwkyE4cA. A candidatura somente será validada mediante o preenchimento de todos os campos da ficha de inscrição e o envio dos arquivos constantes dos Anexos II, III, IV, V e VI, publicados na edição do Diário Oficial desta segunda-feira.
O interessado deverá manifestar interesse em ser alocado em uma das escolas participantes. A elegibilidade do professor ao Programa Bolsa Mais Professores está condicionada, além do vínculo como concursado em estágio probatório, à manutenção de vínculo funcional ativo e regular com a Seeduc-RJ e ao exercício pleno da docência na rede estadual de ensino. Durante a vigência da bolsa, o candidato não poderá sofrer penalidade administrativa que resulte em afastamento, readaptação funcional ou suspensão, após regular procedimento administrativo.
O Programa Bolsa Mais Professores integra o Programa Mais Professores para o Brasil, do Ministério da Educação (MEC), e tem como objetivo ampliar o número de docentes com formação adequada nas salas de aula da Rede Pública Estadual do Rio de Janeiro, contribuindo para a redução das desigualdades educacionais por meio da atuação qualificada de profissionais ingressantes em escolas com maior índice de vulnerabilidade socioeducacional.
— Sou professora e sei da importância de termos esses profissionais nas escolas. Esse trabalho é fundamental para toda a sociedade. A escola é um portal de transformação. Esta é uma oportunidade de promover mudanças significativas e proporcionar uma aprendizagem mais consolidada para nossos estudantes. Devemos alcançar esse objetivo com o fortalecimento do regime de colaboração entre todos — afirma a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.