ESTADO
Uma das mais antigas instituições voltadas para a preservação fotográfica do país, a Sociedade Fluminense de Fotografia, com sede em Niterói, está com inscrições abertas para que fotógrafos profissionais e amadores de todo o Estado do Rio participem da Mostra Fluminense de Fotografia. Tendo como tema principal o patrimônio material e imaterial do Estado, a mostra tem o objetivo de mapear, através de imagens, o rico acervo cultural do Rio. Interessados poderão enviar suas fotografias para o email [email protected], que serão analisadas por uma curadoria responsável em selecionar os trabalhos para a exposição que acontecerá a partir do dia 28 de janeiro, na sede da SFF. Informações podem ser obtidas pelo telefone 21- 2620 1848.
O evento, que faz parte do edital de Retomada Cultural RJ2 da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Solidária, realizará, ainda, gratuitamente, palestras, projeções e oficinas sobre diversos temas ligados à arte fotográfica. “A mostra que apresentará cerca de 40 fotografias, pretende estimular profissionais e amadores a participarem, enviando imagens que identifiquem o patrimônio material e imaterial da região onde moram. As fotos podem ser captadas com câmeras digital, analógica ou mesmo através de smartphones”, explica Antonio Machado, que preside a Sociedade Fluminense de Fotografia.
Ele lembra que a mostra vai ao encontro do desejo que sempre existiu junto à direção da SFF de provocar uma efervescência de catalogações fotográficas que apontem para bens da cultura material e para manifestações da cultura imaterial do Rio de Janeiro
“Queremos receber em nossa sede fotógrafos de todas as regiões do Estado. Nossa casa está prestes a completar 80 anos de serviços prestados ininterruptamente e sempre foi um centro efervescente de conhecimento e de discussão da fotografia nos seus mais diferentes aspectos”, resume Antonio Machado.
A Sociedade Fluminense de Fotografia está localizada na Rua Doutor Celestino, 115 – Centro – Niterói – RJ.