BARRA MANSA
Implantado em 30 de abril pelo Rotary Club Alvorada, o projeto ‘Queimadas Não! Proteção à Vida Sim!’ já iniciou suas atividades em prol do meio ambiente. A iniciativa consiste em utilizar materiais didáticos criados especificamente para o projeto e fazer a utilização em toda a Rede Municipal de Ensino. As ações já iniciaram e contam com a parceria total da prefeitura.
Ao A VOZ DA CIDADE, o presidente do Rotary Club de Barra Mansa Alvorada, Marcos Vinicios Salazar, explicou que, entre as atividades desenvolvidas com total parceria da prefeitura, através das secretarias de Meio Ambiente (SMMA) e da Educação (SME) está o uso de materiais didáticos específicos desenvolvidos pelo Rotary para conscientizar os estudantes da Rede Municipal sobre os danos causados pelas queimadas.
E ao final de cada edição anual, será promovido um grande concurso de redação com premiações em dinheiro para alunos e professores. Neste ano, com o projeto já em andamento, o concurso acontece na Semana do Meio Ambiente para estudantes.
O presidente informou também que, no concurso de redação, haverá premiação em dinheiro para alunos e professores e, em reconhecimento, haverá um jantar e troféus para as escolas vencedoras no próximo dia 27. “A finalidade é ampliar o engajamento das famílias e disseminar as ideias de proteção ambiental por toda a comunidade, principalmente contra as queimadas”, destacou.
Ainda de acordo com Marcos Vinicios Salazar, diretores de escolas também serão reconhecidos pelo esforço na implementação do projeto, reforçando a importância do comprometimento coletivo com a causa. A iniciativa conta com o apoio de empresas locais, como Transporte Generoso, Adaílton Joias, Colégio Bom Pastor e LPS Usinagem, que contribuem com recursos financeiros e logísticos para viabilizar as premiações e outras ações do projeto.
Salazar faz questão de destacar que as queimadas trazem prejuízos ambientais, sociais e à saúde pública, afetando a qualidade do ar, a biodiversidade e contribuindo para as mudanças climáticas. “A conscientização desde cedo é fundamental”, ressaltou o presidente.
Ideia do projeto
Salazar lembrou que, em 2024, após concluir a plantação de cinco mil mudas de árvores no município, o Rotary Club, incomodado com a situação crescente das queimadas, tomou a iniciativa de elaborar um projeto de educação ambiental. O objetivo é se opor a esta prática cada vez mais comum e prejudicial a toda a sociedade. “Imediatamente, a Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Educação abraçaram o projeto”, informou o presidente do Rotary Club.
Para o presidente, os objetivos e metas do projeto são ambiciosos. Um deles é conscientizar a comunidade barra-mansense a partir das escolas, ao longo de cinco anos, tornando Barra Mansa modelo de cidade que reduziu o número de queimadas drasticamente, assumindo uma posição de exemplo a ser seguido na região e quem sabe no país inteiro. “O papel dos professores é muito importante para o sucesso do projeto, pois estes são os responsáveis por ministrara as aulas e fazer as dinâmicas para que a sensibilização ocorra’, explicou, lembrando que a Secretaria de Meio Ambiente, através da Gerência de Educação Ambiental, é quem vai permitir a continuidade do projeto nas próximas edições contribuindo para a adaptação dos materiais didáticos.





