Iniciada campanha de vacinação contra febre aftosa

Por Lara Salles

SUL FLUMINENSE/ESTADO

Já está sendo realizada em todo o Estado a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em bovinos e bubalinos de todas as idades. A expectativa é que 2,6 milhões de animais sejam imunizados, atingindo a meta estabelecida de cobertura vacinal pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Para realizar a vacinação, o produtor deve adquirir os frascos da vacina em revendas autorizadas, mantê-los entre 2°C e 8°C até o momento da utilização e ficar atento às instruções (veja abaixo). O prazo para imunização do rebanho se encerra no dia 31 de maio.

A Febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida pelo aparecimento de aftas – principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido. A doença é causada por um vírus do qual existem sete tipos, que produzem sinais clínicos similares. O vírus está presente em grande quantidade no fluido das vesículas (aftas) e também pode ocorrer na saliva, no leite e nas fezes dos animais afetados.

Os animais podem adquirir o vírus, por contato direto com outros animais infectados ou alimentos e objetos contaminados. A transmissão para seres humanos é raríssima. Só existe um registro desse tipo de caso, que aconteceu na Grã Bretanha, em 1966. Os efeitos gerais da doença na pessoa são muito similares à gripe com algumas aftas. A Febre Aftosa é uma doença de curta duração e autolimitante.

O prazo para imunização do rebanho se encerra no dia 31 de maio, e o pecuarista deve, além de vacinar, enviar a declaração ao Núcleo de Defesa Agropecuária do seu município. O secretário de Agricultura, Dr. Flávio, ressalta que a vacinação é obrigatória. “Esse trabalho em conjunto com os produtores é essencial. Por isso, todos os pecuaristas devem ficar atentos ao prazo e não deixar de vacinar o seu rebanho. É o momento de responsabilidade e preocupação com a saúde dos animais”, alertou.

Para realizar a vacinação, o produtor deve adquirir os frascos da vacina em revendas autorizadas, mantê-los entre 2°C e 8°C até o momento da utilização e ficar atento às instruções a seguir: adquirir as vacinas em lojas autorizadas; transportar em caixa de isopor com gelo; aplicar dois ml na tábua do pescoço e preencher toda declaração de vacinação.

Para comprovar a vacinação do animal, basta enviar uma foto ou cópia do formulário da declaração preenchido e da nota fiscal para o Núcleo de Defesa, via e-mail ou preencher o formulário disponível no site da Secretaria de Agricultura. Para ter acesso aos e-mails e endereços dos núcleos de Defesa Agropecuária basta acessar o link: https://bit.ly/3krh0in.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos